Seminário entre as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo debate a realidade política e aponta calendário de lutas para derrotar extrema direita


Publicada dia 07/02/2024 15:30

FACESP e CONAM estiveram presentes no Seminário Conjunto das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com o objetivo de debater os desafios da atual conjuntura política. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (5), no Espaço Cultural Elza Soares, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Representaram as entidades, os companheiros Tonhão, Freitas e Tadeu, que interviram no plenário e nos grupos de discussão.

Além de debaterem a unidade contra o avanço da extrema-direita, também se colocou a importância das eleições municipais de 2024 e como as vitórias do campo progressista poderá fortalecer o projeto popular e democrático para 2026, impodo mais uma derrota a direita neofascista que desmantelou o país durante o governo Bolsonaro.

O diretor da CONAM, Tonhão, na sua intervenção, destacou a necessidade de consolidar a vitória de Lula, mas lembrou que para isso é preciso “acumular forças e exercitar a democracia interna dentro das nossas frentes, dando à todas as forças políticas que atuam através de suas entidades, espaço correspondente, à força e a contribuição política que dão a ambas as frentes, segundo que este debate que hoje tá no seio da esquerda, gostemos ou não, do identitarismo, se tornou uma armadilha para nos afastar da luta histórica, de ontem, hoje e amanhã, que é entre o capital e o trabalho”.

O seminário definiu um conjunto de propostas que passarão por uma sistematização mais apurada da coordenação das frentes e um calendário de lutas ao longo do ano cuja a eleição municipal tem centralidade.

Entre as datas e ações, estão:

■ 22 a 24 de fevereiro: jornada latino-americana anti-imperialista em Foz do Iguaçu;

■ 8 de março: Dia Internacional da Mulher;

■ Março das mobilizações dos atingidos por barragem;

■ Abril de Lutas: mobilização no campo, dos sem-terra aos indígenas;

■ 1° de maio: Dia do Trabalhador;

■ 5 de junho: Mobilização mundial convocada pela Via Campesina Internacional para combate às mudanças climáticas;

■ Junho a outubro: campanha eleitoral;

■ 18 e 19 de novembro – G20 no Rio de Janeiro

por Tonhão – Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos