CONAM presente no Seminário “Emergência Climática e Violações de Direitos Humanos” e na Posse da nova Presidente do CNDH


Publicada dia 08/12/2023 14:28

A CONAM foi representada nos dias 6 e 7 de dezembro, por seus dirigentes: Getúlio Vargas, Bartíria Lima e Antonio Pedro (Tonhão) no Seminário “Emergências Climáticas e as Violações de Direitos Humanos, organizado pelo CNDH, no Instituto de Relações Internacionais/UnB, onde em 6 mesas foram discutidos, com lideranças de movimentos sociais, intelectuais e pesquisadores, uma nova visão sobre os efeitos extremos do climas nas populações mais vulneráveis e em seus territórios.

A programação do dia 6 teve a Mesa de abertura com André Carneiro Leão, presidente do CNDH; Marina Dermmam, vice-presidenta do CNDH; Prof. Antonio Jorge Ramalho Rocha, diretor do IREL/UnB; Veronica Gonçalves, IREL/UnB; a Mesa 1: A Emergência Climática e dos Direitos Humanos com os painelista Javier Palummo Lantes – Relator Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (REDESCA) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Cristiana Losekann – Universidade Federal do Espírito Santo Camila Asano – CONECTAS Silvia Loureiro – Universidade Estadual do Amazonas Mediadora: Marina Dermman – CNDH.

A Mesa 2: Justiça climática e agenda 2030 com os painelistas Andrew Toshio Hayama -Coordenação Geral de Parcerias da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos -MDHC, Tatiana Berringer – Ministério da Fazenda – Coordenadora da Trilha de Finanças do G20, Délton Winter de Carvalho – Universidade Vale do Rio Sinos, Ivo Poletto – Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental Mediação: Luis Fernando Novoa Garzon – CNDH. Mesa 3: Transição Energética Justa com os Painelistas Leandro Scalabrin – MAB Eduardo Raguse Quadros – CCMRS, Ricélia Marinho – Comitê de Energia Renovável do Semiárido/UFCG, Emiliano Maldonado – FURG, Mediação: Veronica Gonçalves – IREL/UnB.

A Mesa 4: Mudança de Uso da Terra e Florestas com os painelistas Tchenna Masso – Terra de Direitos, Ayala Ferreira – MST, Marcelo de Campos – Coordenador de Estudos de Política Territorial Indigena do Ministério dos Povos Indígenas, Marcela Vecchione – Universidade Federal do Pará, Mediação: Diana Aguiar – IREL/UnB. Mesa 5: Adaptação das Cidades e o Direito à Cidade com os painelistas Cristiano Müller – CDES Direitos Humanos/FNRU, João Mendes da Rocha Neto – Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, Mediação: Carolina de Abreu Batista Claro – IREL/UnB.

Última, Mesa 6: Gênero, Raça e Mudanças Climáticas com os painelistas Ciro Brito – Instituto Socioambiental, Eneida Guimarães – União Brasileira de Mulheres, Romária Miranda – Instituto Terramar, Ana Carolina Teixeira Delgado – Unila Mediação: Thais Lemos Ribeiro – IREL/UnB. Por fim, ocorreu a Plenária – Rede de Conselhos com mediação de Marina Dermmam, vice-presidenta do CNDH e Edna Jatobá, conselheira do CNDH.

No intervalo do Seminário visitamos o Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, onde buscamos fortalecer as relações da Caixa com o Movimento Comunitário e conversamos sobre os desafios na implementação do programa Minha Casa Minha Vida Entidades e a construção da 6ª Conferência Nacional das Cidades, com a defesa do papel estratégico da Caixa como o banco do Desenvolvimento Urbano.

No dia 08/12 realizou-se no Ministério de Direitos Humanos, a comemoração alusiva aos 75 da Declaração Internacional de Direitos Humanos e a posse da Conselheira Marina Dermamm na Presidência do CNDH. A nova presidenta tem origem nos movimentos populares que lutam por territorialidade no campo e na cidade. O ato teve a presença da maioria dos movimentos populares, de mulheres, LGBTQiA+, dos movimentos do campo e das cidades, movimento indígena, movimento negro, população em situação de rua, DPU, MPF, Representantes da ONU, União Europeia, do CNJ, e outros segmento da sociedade civil Organizada.

por Tonhão – CONAM e Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos