Frentes reúnem movimentos nacionais para debater a conjuntura e plebiscito popular


Publicada dia 05/02/2025 16:16

CONAM esteve presente, por seu diretor, Tonhão, nesta terça (04), na Reunião Nacional Ampliada das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, que ocorreu em São Paulo, sede do MST. No período da manhã debateu-se a conjuntura nacional e internacional, com a contribuição de Rud Rafael (MTST) e Juvandia (CUT), momento importante onde os presentes puderam colocar seu olhar sobre o momento histórico que vivemos e construir sínteses coletivas.

No Período da Tarde o Principal debate girou em torno da possibilidade de construção de um Plebiscito Popular. Sobre este tema ficou deliberado que as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo irão construir uma consulta ao povo no ano de 2025, de forma unitária. Se as condições conjunturais permitirem o ápice do plebiscito poderia ser em 7 de Setembro.

As organizações deste campo popular e democrático que compõem as Frentes devem, para esta tarefa, despender energia no processo de formação, mobilização, comunicação, agitação, durante o ano de 2025.

Acertou-se que organizações devem chegar a um consenso sobre os temas nos próximos 15 dias (até 19 de fevereiro), consultando suas bases. Por outro lado deve-se fazer o esforço de ampliar para outros setores da sociedade, como Igrejas, Movimento VAT e outros.

Os temas com maior adesão foram dois: Tema 1, do mundo do trabalho: Redução da Jornada de Trabalho e Fim da Escala 6×1 e Tema 2, da Tributação: Taxação dos super ricos e isenção do IR de quem ganha até 5 mil reais. Entretanto, deve-se acumular mais em torno destes temas para definição das perguntas, e se haveria espaço para uma 3ª questão sobre a crise climática.

As Frentes, após definirem as perguntas do Plebiscito farão uma agenda de lançamento nacional, com nota convocando o conjunto da sociedade e organizações a somarem na divulgação. Por último foi dado um conjunto de informes, entre eles: Cúpula do BRICS em julho/RJ; 14ª Bienal de Cultura da UNE em Janeiro-2025/PE e a COP 30 em novembro/PA.

por Tonhão – Comunicação FACESP e CONAM

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos