Movimentos Populares apresentam pauta para juntos com Lula mudarem o Brasil
Publicada dia 30/05/2022 17:36
FACESP e CONAM participaram do ato – “Movimentos Populares com Lula – Juntos pelo Brasil”, onde 80 movimentos sociais de todo País se reuniram, na sexta-feira (27), na Casa de Portugal, em São Paulo, com o ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva para entregar a ele, Manifesto com 10 pontos que relatam uma série de propostas para construção de um plano de governo que contemple diferentes setores da sociedade e suas demandas populares.
No documento, os movimentos sociais apontam caminhos para a superação dos problemas sociais e econômicos que o país enfrenta atualmente. O país não aguenta mais tamanho desmonte dos direitos sociais e das políticas públicas promovidas pelo governo Bolsonaro. Fora isso há também a violação da soberania nacional, submetendo o país aos interesses de acionistas estrangeiros que determinam o preço da energia, dos combustíveis e dos alimentos no Brasil, impondo uma carestia aos trabalhadores que, mês a mês, os deixam mais pobres.
“Para os movimentos, é estratégico derrotar Jair Bolsonaro e eleger um governo que atenda às reinvindicações do povo. O ex-presidente Lula representa essa mudança e o compromisso com uma pauta que estará presente em seu programa de governo, onde sejam incorporadas as bandeiras que atendam as lutas dos trabalhadores e dos movimentos populares. Essa disputa, portanto vai exigir um papel protagonista de todos movimentos que promoveram esse encontro”, disse Tonhão, que representou a CONAM na leitura do documento de 10 pontos.