Liderança Comunitária visita Líder Indígena para fortalecimento mútuo
Publicada dia 02/04/2025 12:00
Na última sexta (28), na Casa Amarela, a presidente da FACESP – Federação das Associações Comunitária do Estado de São Paulo, Diretora Executiva da CONAM e Gestora da OSC Projeto Gerações, Maura Augusta, participou de reunião com o Indígena Vice Cacique Coati, originário de Aldeia Velha Pataxó de Arraial da Juda – Porto Seguro e a Cacique Wanessa Sabbath, Quilombola Afro indígena, Coordenadora de Juventude do Projeto Awurè do MPT e fundadora da Casa Amarela Quilombo Aldeia.

A Casa Amarela Quilombo Afroguarany surgiu a partir de uma ocupação sociocultural, no centro de São Paulo. Em 2015, se consolidou como “primeiro quilombo urbano” de artistas do centro de São Paulo. Atualmente, o local é um ponto de cultura e está localizado em um casarão de 1926 tombado como Patrimônio Histórico do Município.

A reunião teve como pauta:
. As experiências e as lutas dos povos originários e Quilombolas
. Possíveis parcerias para realização de Exposições e Seminários
. Debater a questão Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática

O Cacique apresentou um pouco do trabalho realizado pelo seu povo, passando pelos duros anos do governo Bolsonaro, onde a questão indígena foi completamente invisibilizada e criminosos tiveram ‘Carta Branca” para espoliar, roubar, violentar e até matar lideranças e apoiadores dos índios, como foi o caso dos assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira emboscados na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, em 5 de junho de 2022.

A agradável reunião foi encerrada com uma xícara de café com leite, feito pelo Cacique, onde ele e Maura desejaram mutuamente que com as boas expectativas de hoje, muitas lutas venham a alcançar êxito.
por Tonhão – Comunicação FACESP
