FACESP leva grande delegação a Conferência Municipal de Saúde e elege maioria dos delegados para etapas Estadual e Nacional


Publicada dia 03/05/2023 16:26

No período de 28 a 30 de abril de 2023, foi realizada a 21ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, Etapa da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e da 17ª Conferência Nacional de Saúde. A FACESP participou dos 3 dias que se encerraram no último domingo, e também de uma boa parte das pré-conferências que ocorreram nos territórios das 27 Supervisões Técnicas de Saúde (STS). A entidade mobilizou suas filiadas e organizações parceiras para o processo de discussão. Neste contexto elegeu 55 delegados para a Conferência Municipal.

Durante os dias da Conferência Municipal, os delegados debateram os seguintes eixos, com suas diretrizes e ações: EIXO I – O Brasil que Temos, o Brasil que Queremos; EIXO 2 – O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar Vidas; EIXO 3 – Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; EIXO 4 – Amanhã será Outro Dia para Todos e Todas. Cada um dos eixos, ao fim dos debates, elegeram 4 prioridades para o Município, 2 para o Estado e 1 Nacional.

A última parte da Conferência, que reuniu 700 delegad@s dos 3 segmentos, envolveu a eleição d@s delegad@s à Etapa Estadual e Nacional. Os delegados são divididos na seguinte proporção: 25% Poder Público, 25% Trabalhadores e 50% Usuários. As vagas dos usuários para a Estadual totalizam 88 e dividem-se entre os subgrupos: Movimento Popular de Saúde – 35; Social e Comunitário – 32; Patologias e Doenças Raras – 12; pessoas com deficiência – 7, e Centrais Sindicais – 2.

A FACESP teve sua melhor participação em Conferências no segmento Social e Comunitário, elegendo 20 dos 28 delegados. Para a etapa nacional, de 13 delegados, a FACESP pode fazer 10 delegados. Sob o guarda-chuva da FACESP estiveram as entidades: ALMEM, MDM, UBM, UPM, CMB, AMCAPRA, UNEGRO, PUCS e independentes agregados.

O bom resultado dessa participação deve-se a atuação do Diretor de Saúde da FACESP, Francisco Freitas, que teve, covardemente, sua vaga de delegado cassada para etapa municipal, e do Conselheiro Municipal de Saúde, André Ancelmo, que representa a FACESP no CMS.

por Tonhão – Comunicação FACESP

Clique Aqui e veja mais da participação da Facesp na conferência Municipal de Saúde.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos