FACESP aprofunda debate sobre Conferência Nacional de Saúde e Defesa do SUS


Publicada dia 28/06/2023 11:18

Com muito entusiasmo e disposição de luta, a FACESP, realizou no sábado (18), uma Plenária de Delegados, Delegadas e convidados(as) para debater a participação na 17ª Conferência Nacional de Saúde (Brasília, 02 a 05 de julho) e o Papel do SUS para o Povo Brasileiro. A atividade ocorreu num auditório do Sindicato dos Bancários, centro de São Paulo.

O debate foi aberto pelo Diretor de Saúde da FACESP, Francisco Freitas, que na sequência passou a palavra para o Tonhão, representando a CONAM, e Vera Helena, Conselheira Municipal de Saúde, pela FACESP. Freitas falou da importância do trabalho de formação e capacitação para as lideranças que participaram desde a base no processo da Conferência em seus vários niveis.

A Dra. Júlia Roland fez uma palestra sobre a importância do Sistema Único de Saúde-SUS, e a importância do Controle Social. Disse que o SUS não é apenas saúde, mas sim todas as condições de vida do povo. Falou da importância de um complexo industrial de saúde brasileiro como parte de um projeto nacional de desenvolvimento.

Júlia abordou ainda, a questão das OSs que hoje detém 78% da força de trabalho do SUS, enquanto apenas 22% são da gestão direta, um risco para o SUS, que deveria valorizar os seus trabalhadores e abrir concurso público. Por último, falou da iniciativa de várias entidsades que criaram o “movimento +SUS+Brasil+Democracia”, que assumiu entre suas bandeiras, a defesa da permanência da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, em seu cargo, que anda cobiçado pelo “Centrão”.

As companheiras Elipérsida, Irani e os demais delegados(as) à Brasília, organizaram aquele Café “Solidario”, com bolo, cuscuz, carne assada desfiada, café, biscoitos, sucos, momento de confraternização e alegria entre todos, além de compromisso com a saúde pública na nossa Cidade. De forma solidária e coletiva, ao final, separou uma parte da comida, e foi as ruas distribuir para os Moradores em Situação de Rua. Isso é vida, isso é luta, isso é SUS !

A nossa delegação fará uma “Moção de Apoio a Ministra Nísia Trindade”, assim que chegar a Brasília, pois entende que vem realizando um excelente trabalho a frente do Ministérios da Saúde, e muito antes, durante a Pandemia de COVID-19, combatendo o governos genocida de Bolsonaro e seu negacionismo à ciência!!!

por Tonhão – Comunicação e Freitas – Saúde, FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos