Conselho Municipal de Saúde/SP tem forte presença da FACESP no segmento Social/Comunitário


Publicada dia 03/07/2024 13:53

Movimentos Sociais e Comunitários realizaram na manhã do sábado (29), na sede do Sindicato dos Comerciários, centro da capital, a Plenária de seu segmento para eleger os 5 candidatos(as) titulares e os 5 suplentes para ocupar as cadeiras do Conselho Municipal de Saúde. Ao todo são 32 conselheiros titulares e igual número de suplentes.

As cadeiras do Conselho Municipal de Saúde estão divididas da seguinte forma: 16 representantes de usuários(as), sendo: Social e Comunitário – 5; Mov. Pop. Saúde – 6; Portadores Patologias – 2; Sindicato Trabalhadores – 1; Sindicato Patronal – 1; PCD – 1; Repres. Trabalhadores Saúde – 8, e Repres. do Governo e Instituições Públicas e Privadas de Ensino – 6.

A Plenária iniciou-se com a montagem da mesa coordenadora dos trabalhos, composta por sua Presidente, Miriam Hermógenes (CMP), Tonhão (FACESP) e Francisco (CONSABESP). O regulamento da eleição foi lido por Tonhão e ao final aprovado pela plenária, sem destaques. Miriam seguiu o cronograma da eleição, dando o prazo de 40 minutos para que as entidades pudessem se articular para apresentar uma chapa completa.

Vencido o prazo, apenas a Chapa montada por entidades ligadas a FACESP e CMP foi apresentada, cumprindo todos os critérios. O CONSABESP tentou apresentar uma chapa, mas não cumpria os requisitos, portanto foi indeferida pela mesa. A chapa eleita teve 3 titulares e 2 suplentes da FACESP, sendo: André, Lúcia Rosa, Gabriel, Zito e Fábio, enquanto que a CMP elegeu 2 titulares e 3 suplentes.

O Diretor de Saúde da FACESP falou ao término da Plenária, parabenizando a unidade dos movimentos e a Defesa da saúde Pública, com participação popular e controle social. Também registrou que agora o segmento social e comunitário deve buscar ocupar espaço na Executiva do Conselho e nas suas Comissões Temáticas e Permanentes, e junto com dezenas de lideranças puxou o coro: “o SUS é nosso, ninguém tira da gente, direito conquistado não se compra e não se vende!”

por Tonhão – Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

NOTA DE PESAR

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento da Sra Neusa Maria Gonçalves das Chagas, mãe de nosso diretor e companheiro de lutas, Fábio Chagas, aos 71 anos de idade. Deixamo...

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos