Comunidade se organiza e consegue reverter aumento abusivo da tarifa de água


Na manhã desta quinta(25), fomos chamados pelos moradores da Rua Mário Marcondes, no Parque Europa, para atender a uma reclamação das famílias que denunciavam cobrança indevida em suas contas, que a partir desse mês (junho) tiveram a cobrança da tarifa de esgoto, e com isso dobrou o valor da conta d’água. A indignação da comunidade é motivada pelo fato deles não terem rede de esgoto construída pela SABESP. Para não ter esgoto a céu aberto, os próprios moradores se organizaram em mutirão para fazer uma rede de esgoto mesmo improvisada, mas que em geral entope e transborda quando chove, invadindo as casas e gerando mal cheiro, causando transtorno para toda a população que reside ali.

Os moradores pretendiam fazer um ato em frente a SABESP local, mas sugerimos que primeiro houvesse um diálogo para resolver o problema, negociamos a vinda de uma equipe de técnicos para tratar do fim da cobrança irregular e também do projeto de esgoto que deve estar ligado ao Programa “Ação Ponte Baixa”. Quando foi as 14h, a Sra. Edilane Nogueira da Comunicação Social da SABESP compareceu na Comunidade, ouviu as reivindicações dos moradores, também reforçadas por mim. Ela disse que havia uma obra na parte de baixo do bairro que iria receber o esgoto das casas da parte de cima. Foi contestada pois os moradores exigem que a rede deve começar na Rua Mário Marcondes, até para permitir que a Prefeitura possa asfaltá-la posteriormente.

Conclusão do encontro com os moradores mediado por nós: 1) Todas as contas das pessoas presentes foram recolhidas, e as moradoras Elisângela e Thainá ficaram de recolher as demais; 2) As contas com valor da cobrança de esgoto serão canceladas; 3) Será iniciada a negociação da Tarifa Social para todos que se enquadrem nela; 4) Haverá um novo encontro com a área técnica/engenharia da SABESP para tratar da obra do esgoto, combinada com a Sra. Edilane. No momento tivemos uma vitória pela nossa mobilização. Continuamos, Lado a Lado com o Povo por Dias Melhores.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos