FACESP celebra posse da nova diretoria da UEE-SP e reforça aliança em defesa da educação e da soberania


Publicada dia 10/02/2026 11:04

A FACESP – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo participou, com grande alegria e espírito de solidariedade, da Cerimônia de Posse da nova Diretoria da UEE – União Estadual dos Estudantes de São Paulo, e seu presidente, Wesley Gabriel. O evento, realizado no Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP), na Praça da República, marcou o início de uma nova fase desta histórica entidade estudantil.

Representando a FACESP, o diretor de Saúde, Francisco Freitas, saudou a nova diretoria e reforçou a importância da UEE-SP no cenário político nacional. “A UEE-SP é uma entidade histórica do movimento estudantil brasileiro, com 77 anos de atuação — a serem completados em 2026 — e reconhecida como voz da resistência nas lutas populares e esperança para a juventude”, declarou Freitas. Ele destacou o caráter combativo e politizado da entidade, que tem como bandeira a defesa da educação pública, gratuita, democrática e de qualidade.

Sinergia de lutas e pautas convergentes

Freitas ressaltou a força da presença de diversas entidades sindicais e do movimento comunitário no ato, evidenciando uma convergência fundamental. “Há uma sinergia muito grande entre nós. Nossas pautas caminham juntas”, afirmou. Ele lembrou que a FACESP atua diariamente na defesa da Moradia, Saúde e Educação, além de se dedicar à luta pelos Direitos Humanos e pela Soberania Nacional.

Nesse contexto, o dirigente foi enfático ao expressar o posicionamento político da Federação: “A FACESP condena com veemência as ameaças a Cuba, a invasão à Venezuela e a prisão do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. Defendemos o respeito à autodeterminação dos povos e nações”.

Chamado à união frente ao cenário político

As falas durante a cerimônia convergiram em um ponto crucial: a necessidade urgente de fortalecer uma ampla frente unida para enfrentar a extrema direita. O momento eleitoral deste ano foi destacado como decisivo. Os presentes apontaram a importância não apenas de vencer as eleições, mas de eleger uma grande bancada de deputados e senadores comprometidos com as causas populares, a democracia e a justiça social.

A posse da nova diretoria da UEE-SP se configura, assim, não apenas como uma renovação interna do movimento estudantil, mas como um passo significativo na construção de pontes e alianças mais amplas, fortalecendo a organização da sociedade civil para os desafios políticos que se avizinham.

por Francisco Freitas – Diretor de Saúde FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos