O Banhado Resiste e não está sozinho
Publicada dia 04/09/2025 13:57
Nesta segunda (25), órgãos do governo federal como SPU – Secretaria do Patrimônio da União (Celso Carvalho) e SGPR – Secretaria Geral da Presidência da República (Paulo Oliveira – diretor de Participação Social) visitaram a comunidade do Banhado, em SJC para dar apoio ao projeto de regularização fundiária do bairro, na área que cabe ao governo federal, sendo 15 metros de cada lado dos trilhos, da antiga RFFSA, e onde hoje existem moradias e o galpão dos recicladores que vivem da coleta de materiais recicláveis, prestando um serviço ambiental a cidade.

A visita também contou com a presença do Defensor Público/SP, Jairo Salvador; lideranças de movimentos populares; dirigentes do PCdoB, PT e Psol; representantes dos mandatos dos Dep. Federais Orlando Silva e Boulos; e Dep. Estaduais Bancada Feminista, Ediane e Guilherme Cortez que se encontraram num restaurante próximo da comunidade, onde Seu Davi (presidente da associação)e Renato “do Banhado” (vice da associação e FACESP) fizeram um histórico da luta, no local.

Na sequência houve a fala do Dr. Jairo que citou as dificuldades colocadas pelo TJ/SP assim como o assédio policial. Celso e Paulinho pelo governo federal (SPU e SGPR) demonstraram total disposição em agilizar a regularização da área. Outras lideranças e apoiadores também se manifestaram, e Tonhão disse: “naquilo que a gente pode, tanto a FACESP em SP, quanto a CONAM nacionalmente, tem ajudado na articulação com Ministério das Cidades, Conselho Nacional das Cidades e SPU, para garantir a manutenção dos recicladores e moradores“.

Depois todos seguiram para o Banhado, que estava ali perto, e viram a comunidade que está lá há décadas com suas moradias simples e seu meio de geração de renda através da reciclagem, que já apresentou um projeto a SPU para sua manutenção no local. É importante que se diga, a maior parte da comunidade está numa área da prefeitura, que insiste em despejar os moradores, que nesse momento se mantém na área por liminares.

Completada a visita, Tonhão seguiu para o bairro do Sapê, junto com o presidente do PCdoB/SJC – Luiz Fabiano e o assessor do Dep. Orlando Silva – Cláudio para visitar a presidente da Associação de Moradores, a dona Val, liderança da FACESP que representa os moradores e suas demandas, além de dar continuidade ao processo de regularização fundiária iniciado pelo saudoso Celso, o ex. presidente, que numa parceria com o CAU – FACESP, apresentou um projeto a prefeitura.
por Tonhão – Comunicação FACESP
