Entidade ligada a FACESP faz mais uma Ocupação no Centro de São Paulo
Publicada dia 17/12/2021 18:54
Hoje(17), Tonhão – Diretor da FACESP, visitou a “Ocupação Brasil-Angola” – já visitada pela Presidenta Maura Augusta – no Centro de São Paulo. A ocupação do prédio, que havia sido uma faculdade, está abandonado há 15 anos, segundo o companheiro Careca, que foi quem ajudou na ocupação e é um dos coordenadores. Claramente é mais um imóvel que não cumpre a função social da propriedade. Careca também é do MORUS – Movimento por Moradia e Reforma Urbana Sustentável, filiado à FACESP.
A FACESP participa da Campanha Estadual Despejo Zero/SP, e via CONAM, participa também, da Campanha Nacional, e lutou pela aprovação da Lei 14.216, que está em vigor até 31/12/21, e proíbe os despejos durante a pandemia. Por outro lado, esteve na luta junto ao STF, que prorrogou a ADPF 828 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) – que venceria 03/12/21 – para 31/03/22, suspendendo os despejos.
A Ocupação, denominada “Brasil – Angola”, por abrigar ocupantes de ambas as nações, teve seu início em 27/11/21 e se localiza, no Centro, Distrito Liberdade. A FACESP dá acompanhamento a sua entidade filiada, o MORUS – Movimento por Moradia e Reforma Urbana Sustentável, que organiza os ocupantes, que são coordenados por Careca e Elke.