Relato sobre o sempre Facespiano, Wanderley Gomes da Silva


Publicada dia 07/06/2021 14:54

É com imenso pesar, que registramos a público a nossa tristeza da ausência que nos trará a pessoa amiga, parceira e orientadora do Camarada Wanderley Gomes da Silva.

Na manhã do dia 5, tomamos ciência do boletim médico do companheiro Wanderley, dando nota da triste e fatídica notícia de seu falecimento.

Conhecemos o camarada Wanderley (caranguejo), na nossa adolescência. A sua postura de liderança e companheirismo nos iluminava. Em uma determinada era, residiu conosco em Ribeirão Pires, SP na região do Grande ABC. Depois começou sua longa caminhada pelo país, esteve em Guapituba, Mauá; e do Oiapoque ao Chuí se teve as pegadas e ensinamentos de Wanderley Gomes da Silva.

A figura de Wanderley, somada as orientações de outras professoras enquanto mentores Dra. Silvana Rubano Barreto Turci (ENSP FIOCRUZ), Dra. Ubirani Barros Otero (CONPREV VOA INCA), Dra. Gilka Jorge Fígaro Gattás (FMUSP Harvard) e Dra. Waverly Nauberger (Metodista), nos inspiraram a partir da defesa intransigente desta nossa única política de Estado de Direito, construída e constituída do povo, pelo povo e para o povo. NÓS SOMOS O SUS E “O SUS É NOSSO, NINGUÉM TIRA DA GENTE, DIREITOS CONQUISTADOS NÃO SE COMPRAM E NÃO SE VENDEM.” Mas “o Caranguejo” foi mais longe e mais alto!

Esteve dirigente da nossa Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo (FACESP); ao passar dos anos e muitos mais trabalhos desenvolvidos, ascendeu enquanto dirigente da nossa Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), e com ela e através dela, fez ecoar seu legado em outros países e continentes. Foi também pela CONAM, que Wanderley tornou-se Conselheiro Nacional das Cidades e Conselheiro Nacional de Saúde (CNS). As impressões digitais deste camarada constituem comportamento ético e Conduta Irrepreensível de Conselheiro de Saúde.

Mas não foi apenas isto; ele foi eleito Coordenador Nacional da Comissão de Orçamento e Finança (COFIN MS SUS) e protagonizou a1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde em 2018. Assim também esteve a frente da Comissão Nacional Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS). Mais de uma década antes, em 2006, Wanderley nos orientou quanto a composição do Movimento Sociedade Organizada em Saúde em Saúde (MSOS), e ele foi um dos articuladores para que nossa carta de princípios fosse acolhida e reconhecidos pelo Ministério da Saúde (2007/2009 SGEP DAGEP SUS / MSOS); por fim, tendo se mudado para o Estado do Amapá, em curto espaço de tempo foi aclamado e ascendeu ao Conselho Estadual de Saúde do Amapá, onde se tornou referência para os demais conselheiros que defendiam o SUS neste Estado.

Wanderley era como um “Spartano” em defesa do SUS, era meigo e carinhoso com sua família, esposa, amigos e a militância do nosso movimento comunitário.

Esperamos que Deus nos ilumine e fortaleça pra continuarmos no propósito, pois nos fará muita falta a pessoa de Wanderley Gomes da Silva. Mas a sua figura fica nos autos da história e memória do nosso Sistema Único de Saúde (SUS).

por Alaor Vieira – diretor meio ambiente FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos