30 anos do massacre do carandinu


Publicada dia 04/10/2022 18:27

Em 2/10/22 completarão exatos 30 anos do Massacre do Carandiru. 111 pessoas morreram vítimas de uma intervenção violenta do Estado, 192 pessoas sofreram lesões corporais, vítimas de uma ação truculenta do Estado.

De lá para cá, o encarceramento em massa segue alimentando um ciclo de violência sem fim, o sistema prisional brasileiro já foi declarado inconstitucional pelo STF e muitos tantos outros casos de massacres fruto da violência de estado seguem acontecendo, atingindo principalmente pessoas negras.

Em razão da importância de se chamar atenção, de denunciar, de refletir, de rememorar, de se colocar um basta, de se demandar a responsabilização estatal e a reparação de vitimas de tal violência, inúmeras instituições, organizações da sociedade civil, como a CONAM e Associação Projeto Gerações – PROGER organizaram uma semana de debates e filmes.

Ao final, no sábado, teremos uma intervenção artística no Parque da Juventude – Dom Paulo Evaristo Arns, especialmente com o objetivo de demarcar o perímetro do pavilhão 9, zelar pelo não apagamento da história e honrar a memória das vítimas do massacre. Inventário Carandiru: 30 anos do Massacre. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, entre os dias 03 e 08/10.

Inventário do Massacre do Carandiru

Cine-debate – Filme: “Deus e o Diabo em Cima da Muralha”

(In) Visibilidade do Sistema Carcerário: o que mudou desde o Carandiru?

Cine-debate: Filme: “Bagatela”

Aspectos contemporâneos sobre sistema prisional e violência policial/estatal

Cine-debate: Filme: “Prisioneiro da Grade de Ferro”

Vidas interrompidas: juventudes e o encarceramento em massa

Cine-debate – Filme: “Sem Pena”

Justiça Restaurativa como ferramenta para a construção do futuro

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos