Dirigente da FACESP vai a Brasília representar a luta contra a implantação de termelétrica no interior de São Paulo


Publicada dia 01/03/2024 13:40

Entre os dias 28/02 e 01/03, o diretor da FACESP, Renato “do Banhado”, esteve em Brasília, representando a Federação, e por articulação desta, em evento que tratou das “Termelétricas Jabutis”, que usa combustível fóssil, traz poluição e uma energia bem cara e que acarretará em aumento da temperatura na região fora que poderá agravar a crise hídrica.

O evento reuniu autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, representantes de organizações da sociedade civil e especialistas no tema. Durante o encontro foi apresentado o estudo do Idec “Por que a contratação de novas térmicas a gás é um mau negócio para o país?”, e do “3º Inventário de emissões atmosféricas em usinas termelétricas” realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Ainda estiveram presentes o Instituto Arayara e o Movimento Banhado Resiste que têm atuado contra a instalação da termelétrica em Caçapava, no Vale do Paraíba (SP).

A primeira atividade do dia 28 foi o “café com parlamentares” organizado pelo IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor). Participante da mesa, a FACESP – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo, teve através de seu diretor, Renato, uma fala de 10 minutos, onde relatou a resistência da população de Caçapava/SP contra a implantação da termelétrica.

O companheiro Renato, ainda se reuniu na mesma tarde com as assessorias dos seguintes mandatos: Fernanda Melchionna – Psol, Samia Bonfim Psol, Orlando Silva – PCdoB, Benedita da Silva – PT, Guilherme Boulos – Psol, Erika Hilton – Psol, Glauber Braga – Psol, Liderança Psol – Câmara Federal, além da visita e conversa com Paulo José, diretor da Secretaria Geral da Presidência e com o secretário da pasta Renato Simões. Nestas conversas foi apresentado o Plano Popular de Urbanização e Regularização Fundiária do BANHADO.

Na sexta-feira (1), Renato reuniu no Palácio do Planalto com Paulo José – Diretor da Secretaria Geral da Presidência, Olivia – Assessoria da SPU, Eronides – Secretaria de Diálogos e Articulações da Pasta, Rafael Muneratti – Defensor Público federal. Por fim, o diretor da FACESP fez uma reunião online marcada com a assessoria do Senador Paulo Paim – PT. Também estabeleceu contato com Ministério dos Povos Indígenas.

por Tonhão – Comunicação e Renato – FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos