Lideranças da saúde ligadas a FACESP/CONAM presentes na Conferência Livre em Defesa do SUS
Publicada dia 05/08/2022 12:56
por Tonhão – comunicação Facesp
Realizou-se nesta sexta (05), a etapa nacional da “Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde”. A FACESP mobilizou suas lideranças para participar do ato político em defesa do SUS, pela manhã. A Frente pela Vida, que reúne inúmeras entidades abriu a Conferência, falando sobre a importância da saúde pública num momento de grande vulnerabilidade do povo brasileiro. Em outro momento, a Frente entregou a Carta Compromisso ao candidato Lula.
No segundo bloco falaram os parlamentares, com destaque às falas potentes de Jandira Feghali e Fabiano Contarato. Na sequência falou o presidente do Conselho Nacional de Saúde e diretor da CONAM, Fernando Pigatto, que fez o histórico da construção do SUS e o controle social, que é visto como ameaça pelo atual governo Bolsonaro. Após falaram os ex. Ministros da Saúde (Humberto Costa, José G. Temporão e Alexandre Padilha).
Outras falas representaram as entidades médicas, de trabalhadores da saúde, pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Michele Monteiro), Confederação Nacional de Secretários de Saúde (Nésio Medeiros), e representante dos povos indígenas (Potira Sacuena). Todos com o discurso de que sem comida, meio ambiente saudável e democracia, não pode haver saúde.
A Conferencia foi coroada em sua última fala pelo ex. presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, que discorreu sobre a importância das Conferências de Políticas Públicas em um governo democrático. Falou que não há saúde com o povo nas filas do SUS, INSS, Auxílio Brasil e do osso. Lembrou do heroísmo dos trabalhadores do SUS durante a pandemia e que a EC 95 – Teto dos Gastos deve ser revogada, pois segundo ele não há teto para gastos com banqueiros.