São Paulo: 469 anos e suas contradições


Publicada dia 25/01/2023 12:16

Em 25 de janeiro de 2023, a cidade de São Paulo completa 469 anos de sua fundação. Os jesuítas fundaram no Pátio do Colégio, sob o olhar dos incrédulos indígenas que aqui já habitavam, essa cidade que nos orgulha de vivermos aqui.

Vários são os motivos desse orgulho: números gigantescos populacionais e econômicos demonstram o tamanho e complexidade da vida nessa metrópole.

Contraditoriamente, não são para nos orgulhar os números de pessoas morando nas ruas, sem teto, sem atendimento digno no SUS, sem educação de qualidade, enfrentando dificuldades nos transportes e tantas outras. São fenômenos naturais do desenvolvimento predatório do Capitalismo: fartura para alguns, miséria para multidões.

São Paulo tem a segunda maior frota de helicópteros do mundo e linhas de trens que circulam precariamente.

A metrópole tem o m2 mais caro do país e, por outro lado, milhares de pessoas vivendo em áreas de alagamentos ou morros sujeitos a desabar na próxima chuva.

A tecnologia em saúde e na educação ainda não foi democratizada para todos os 96 distritos da cidade. Existem universidades, centros de pesquisas e um conjunto grande de instrumentos de ciência e tecnologia que produzem conhecimento, nem sempre absorvidos pelo conjunto da cidade.

Em São Paulo, poucos quilômetros separam o IDH de nível europeu da Faria Lima, onde tem sede o tal “mercado” neoliberal, do IDH de nível dos países mais pobres do mundo, em regiões abandonadas pelo serviço público.

Na capital Paulista, a absurda desigualdade social se revela de forma cruel por uma expectativa de vida de 22 anos de diferença entre os mais ricos e os mais pobres. Enquanto em Pinheiros a expectativa de vida é de 80 anos, no extremo leste, em Guaianazes, a média não chega a 59 anos (dados Pesquisa feita em 2021 Rede Nossa São Paulo).

É preciso lutar para eliminar essas desigualdades e, com isso, construír uma São Paulo mais inclusiva e igualitária. Para isso, é necessário que os setores organizados da sociedade continuem nessa luta incansavelmente.

Que os bons ventos que sopram no Brasil cheguem com força aqui em São Paulo e ajudem, rapidamente, a tranformá-la em uma cidade mais democrática para todos e todas.

Wander Geraldo da Silva
Ex presidente da CONAM
Ex presidente do PCdoB de São Paulo

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos