Bairro de São José dos Campos é beneficiado com Plano Urbanístico, Diagnóstico Social e Estudo de Viabilidade Ambiental para Regularização Fundiária Urbana articulado por entidade filiada a FACESP e o CAU/SP
Publicada dia 11/06/2023 14:14
No domingo (11) houve o Evento de Encerramento e Entrega do Projeto “Sape: Praticas multidisciplinares em regularização fundiária, um olhar acerca do processo, práticas e formação de profissionais” com realização do Coletivo Multidisciplinar ICNO ATHIS e Associação Ambiental e Habitacional João de Barro (AAHJB), através do Fomento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU/SP).
O trabalho técnico e comunitário também contou com a Associação dos Moradores da Chácara Sol Nascente, presidida por Celso Messias, a Fundação Valeparaibana de Ensino – UNIVAP, representada pela professora Maria Angélica Toniolo, Instituto Socioambiental Suinã e a própria FACESP – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo, através de sua presidente, Maura Augusta, que acompanhou durante todo o tempo, a elaboração do projeto.
A apresentação do trabalho realizado pelos profissionais e estudantes de uma equipe multidisciplinar foi feito por Aline Costa (Arquiteta e Urbanista da ICNO ATHIS, responsável técnica do projeto), mas precedido por falas dos representantes do CAU/SP André Blanco (Regional de Campinas) e Marcelo Guedes (Regional de São José dos Campos), que expressaram a importância do papel da entidade nesses projetos, onde o fomento é fundamental para colocar ideias e sonhos de pé, viabilizando que a prefeitura faça o processo de regularização fundiária, sem custos com o trabalho técnico.
Aline mostrou às famílias beneficiárias presentes, todo o esforço e empenho da equipe para analisar o território do Sapê e apresentar soluções que darão, num futuro próximo, mais qualidade de vida, viabilizando o acesso a água potável e encanada, energia elétrica, pavimentação e equipamentos e serviços públicos, que são direitos básicos garantidos pela Constituição Federal. Ela explicou, pedagogicamente, as várias fases de desenvolvimento do projeto, que durou 6 meses e quais os próximos passos após o edital do CAU/SP, principalmente pela parceria realizada oficialmente com a Univap para projetos de extensão universitária integrando os cursos e as faculdades da instituição aos moradores dos bairros assessorados.
O evento inédito atraiu diversas lideranças sociais e políticas, tais como: Celita (Instituto Socioambiental Suinã), Nilda Neves (MDM – Capital), Gilson Machado (Fórum de Regularização Fundiária – SJC), Elisângela (Ocupação Coração Valente – Jacareí), Tonhão (CONAM – Capital) Sandro Coelho (Instituto Royale – SJC), Professor Assis (Apeoesp e OSC VIDA – SJC), Wallyson Carvalho (ACERA – Francisco Morato), Valéria Canestri (João de Barro – Capital), Tomio Otsuka (Asses. Ver. Thomaz Henrique- Novo) e Cláudio Silva (presid. PCdoB – SJC). Importante colocar que tudo isso teve início no período da Pandemia de Covid-19, com um curso realizado pelos Arquitetos Urbanistas Mariana Cicuto, Camila Moreno e Maurilio Chiaretti.
A atividade encerrou-se na parte da tarde, com um clima de muita animação, onde foi servido um saboroso almoço, comandado na cozinha por dona Maria Aparecida, Rose, Bárbara, Gemima e Neusa, cujo prato principal foi um strogonoff de frango, acompanhado de uma refrescante salada. Todos presentes retornaram para suas casas e cidades estimulados pelo exemplo de Celso Messias, que perseverou desde o início, tendo o apoio da FACESP em sua comunidade.
por Tonhão – Comunicação FACESP