Prefeitura de Carapicuíba desrespeita a Lei e quer despejar famílias – Movimentos da Campanha Despejo Zero organizam a resistência


Publicada dia 11/04/2022 22:05

O desrespeito a prorrogação da ADPF 828, que suspende despejos por causa da pandemia de Covid-19 e seus efeitos sociais, fez com que lideranças da FACESP, MUHAB, CONAM e outras que compõem a “Campanha Despejo Zero” se deslocassem nesta sexta-feira(8) à cidade de Carapicuíba (Grande SP) para participar de um ato de apoio aos moradores da Comunidade Vila Municipal, instalados ali há 40 anos e agora ameaçados de reintegração pelo prefeito Marcos Neves.

O prefeito, também apelidado de de Marcos-Dória – por se aliar ao governador de SP – procura pretextos para a retirada de aproximadamente 1500 famílias, em várias etapas, atingindo imediatamente 400 delas. Alega a construção de pontes entre Carapicuíba e Alphaville (bairro de elite), mas a verdade é que a Vila Municipal é alvo da cobiça da especulação imobiliária e de um processo de expulsão dos moradores pobres, de uma área valorizada e localizada em frente ao Fórum de Justiça de Carapicuíba.

As famílias localizadas na área desde 1988, conseguiram em 2021, decisão final e favorável aos moradores, que defendiam a regularização fundiária da comunidade. No entanto, a prefeitura insiste em buscar brechas legais que desrespeite a decisão judicial e conseguiu autorização junto a Juíza da 4ª Vara Cível para o despejo das famílias para o dia 13/04, mesmo após o Ministro do STF, Luiz Barroso ter prorrogado a ADPF 828 até 30/06/22.

O ato percorreu cerca de 3 km (ida e vinda) entre a comunidade e a Prefeitura de Carapicuíba, onde no trajeto, a comissão dos moradores protestou contra o prefeito e representantes do MTST e UMM também deixaram seu apoio ao movimento. No retorno, os manifestantes fizeram a assembleia para encerramento do ato em frente ao Fórum, quando souberam que a Juíza do caso havia suspendido a liminar para desocupação.

Além da Defensoria Pública, o companheiro André Araújo, do MRFU/FACESP tem dado assistência jurídica aos moradores e o CNDH, através da Comissão de Direito a Cidade, tendo a frente o companheiro Getúlio (CONAM) se manifestará na próxima semana sobre este caso. Denis Veiga representou representou o mandato do Deputado Federal Orlando Silva, solidário aos moradores.

Não aos Despejos. Regularização Fundiária já!

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos