Conselho Municipal de Saúde/SP dá posse aos novos conselheiros e FACESP amplia seu espaço
Publicada dia 31/07/2024 22:55
Ocorreu nesta quarta (31), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, a Cerimônia de Posse do Conselho Municipal de Saúde, onde os 32 titulares e 32 suplentes foram empossados para cumprimento do mandato, biênio 2024-2026. A cerimônia teva a participação de varias entidades afiliadas a FACESP, alem do Movimento Nacional Saúde Pela a Democracia +SUS É +BRASIL e a juventude da UJS, que puxou palavras de ordem como ” O SUS é nosso, ninguém tira da gente, direito conquistado não se compra não se vende!”.
A Cerimonhia foi aberta pelo Secretário de Saúde que tentou pintar um quadro positivo de sua pasta no município de São Paulo. Para Francisco Freitas que é Diretor de Saúde da FACESP e ajudou construir a Chapa no segmento Social/Comunitário, que ora toma posse, “diferente do discurso do secretário, Luiz Carlos Zamarco, a saúde é a segunda questão mais mal avaliada na cidade de São Paulo, ficando atrás apenas da segurança pública.
O conselho é composto por 32 titulares e 32 suplentes, divididos entre poder público e sociedade civil, que é subdividida em vários segmentos, entre os quais o social e comunitário, onde a FACESP participa, que tem 5 conselheiros titulares e seus suplentes.
Nos últimos 4 anos, o Conselho esteve bastante fragmentado, já que a gestão aproveitou o vazio político deixado por alguns conselheiros que fecharam os olhos para os problemas na Saúde da população da Cidade, dos Conselheiros eleitos, a FACESP elegeu 3 na titularidade e 2 na suplência, sendo eles: Zito Pereira (PUCS), Gabriel Motta (UJS), Fabio Chagas (FACESP),
Lucia Rosa (UNEGRO) e Ancelmo Araújo (FACESP).
por Tonhão – Comunicação FACESP