Ocupação ameaçada de despejo trava avenida no centro de São Paulo por mais de 3 horas
Publicada dia 14/07/2025 14:31
Manifestantes fizeram na tarde desta sexta (11) um grande protesto com cerca de 200 moradores, da “Ocupação Porto Príncipe”, localizada na altura do nº 7000 da Av. do Estado. A manifestação ocorre dias após as famílias serem comunicadas da Ordem Judicial de Despejo. Essa não é a primeira vez que a ocupação, coordenada pela diretora da FACESP, Tais, é notificada, mas em todas entrou com recurso e se manteve, através do Dr. André.

A ocupação está numa área privada, desde novembro de 2020, que não cumpria a Função Social da Propriedade. A maior parte dos ocupantes são de famílias imigrantes vindas do Haiti, e em menor parte de brasileiros que juntos construíram suas casas. Nestes 5 anos eles se estabeleceram na região colocando seus filhos nas escolas locais e exercendo trabalhos com os quais sustentem suas famílias.

O protesto desta sexta foi uma reação de indignação dos moradores, que há 5 anos reivindicam a intervenção da Prefeitura para garantir o atendimento habitacional para as 300 famílias que ocupam a área, que para chamar a atenção das autoridades e da imprensa, bloquearam, com a queima de pneus, a Av. do Estado e outra travessa. O fechamento da via central durou das 16:00h as 17:30h e repercutiu em vários canais de televisão. O ato foi apoiado e acompanhado por André Araújo e Tonhão que são da FACESP e da Campanha Despejo Zero.

por Tonhão – Comunicação FACESP