FACESP apoia Ocupação Urbano/Rural na Cidade de Americana
Publicada dia 21/01/2023 18:49
No último sábado (21), as famílias do Acampamento Roseli Nunes, ligados a Central de Movimentos pela Terra, filiada à Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo – FACESP, fizeram ação de correção do local da cerca de arame farpado que limitava a área de barracos pela Usina exploradora das terras, na Cidade de Americana.
As 170 famílias tiveram a necessidade dessa ação pela perda de vários barracos atingidos pelas fortes chuvas ocorridas na região, e para reparação da área da Fazenda salto Grande que encontra-se em litígio com o INSS e estava sendo explorada ilegalmente pela Usina Ester, que se coloca como arrendatária do terreno.
Segundo o companheiro Jânio Carneiro, produtor rural, “não havia condições da Ocupação permanecer mais aonde estava”. Para as lideranças que organizam e representam as famílias, a ideia é também produzir alimentos na terra ocupada, que não estava cumprindo a Função Social da Propriedade. É portanto uma ocupação urbano/rural.
As entidades e as famílias agradecem o apoio dos sindicatos e entidades populares, fundamental para o êxito do movimento.
Por Tonhão – Comunicação FACESP e colaboração Victor