22 de Março – Dia Mundial de Água – denunciar Tarcisio e a Privatização da SABESP


Publicada dia 22/03/2024 21:11

Neste 22 de março – Dia Mundial da Água, o movimento comunitário foi representado pela FACESP no ato que ocorreu em frente a Câmara Municipal de SP, onde o SINTAEMA mobilizou dezenas de entidades, movimento, sindicatos e parlamentares, que são contra a privatização da SABESP, maior empresa de saneamento da América Latina. Nem mesmo a chuva esfriou o ânimo dos ativistas que saíram às ruas para defender a água como direito humano.

O local escolhido para a realização do ato não foi por acaso, mas sim porque, segundo Tonhão: “a Câmara é a casa onde estão 55 vereadores que decidirão o destino das próximas gerações, definindo se terão acesso a água ou não, mas caso eles aprovem a privatização, junto com o prefeito Ricardo Nunes, serão denunciados em cada comunidade onde exista uma associação de moradores, por ameaçarem a tarifa social, o meio ambiente e a segurança hídrica de milhões de paulistanos”.

Na sequência, inúmeras lideranças e parlamentares lembraram do fracasso da privatização do saneamento, em pelo menos 300 cidades no mundo, nos últimos 20 anos. Também lembraram das privatizações sem êxito que tiveram no Brasil, na área do saneamento, como Manaus, Rio de Janeiro, Terezina, Itu e Tocantins. Saindo do saneamento, mas não dos serviços básicos à população, existem as tragédia do setor elétrico como o apagão da ENEL, ou o sofrimento do povo com as linhas privatizadas 8 e 9 da CPTM.

Segundo disse o presidente da CTB – São Paulo e diretor do Sintaema, Rene Vicente, “É criminoso esse projeto do governador de São Paulo que agora ganha força com o relatório que está em debate na Câmara. Unidade e resistência neste momento será fundamental. O que está em jogo é a vida das pessoas e o futuro de milhares em nosso estado”.

Participaram organizações populares e sindicais como: MDM, MAB, MST, CONAM, CUT, ONDAS, Sindsep, FNU, FADS, FENATEMA, Coalizão pelo Clima, entre outros, que constroem a unidade da luta em defesa das empresas e dos servidores públicos e contra a ganância dos privatistas! Um a um, todos leram o “Manifesto do Dia Mundial da Água”.

por Tonhão – Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos