Mulheres da FACESP na 6ª Marcha das Margaridas


Diretoras da FACESP, Cassia Gomes e Delvanice Silva Couto, partiram de Guarulhos/SP no dia 12/08, coordenando mais de 40 mulheres ligadas a Entidade, rumo a 6ª Marcha das Margaridas, em Brasília. Superaram as dificuldades para conseguir o transporte e o mínimo de recurso para garantir as demais companheiras durante a viagem. Voltaram a São Paulo no dia 15/08.

A Marcha das Margaridas teve início em 2000, por iniciativa da CONTAG, após o assassinato da líder sindical rural, Margarida Maria Alves, no estado da Paraíba, no ano de 1983. Desde então, a cada 4 anos, lideranças rurais e também urbanas, do Brasil inteiro homenageiam “todas as Margaridas” que lutam contra a violência de gênero, o aumento desenfreado dos agrotóxicos, o desmatamento, ao mesmo tempo que defendem as águas, educação, saúde e a seguridade social.

A 6ª Marcha teve como lema: Margaridas na Luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre da Violência. A marca do ato, diferente das marchas anteriores, não foi a negociação e sim a contestação apresentada ao governo , ao congresso e a toda sociedade em relação a perda sistemática de direitos que atinge sobretudo as mulheres. Por isso elas são as protagonistas ao defender os povos tradicionais, quilombolas ribeirinhos, e seus territórios.

Com um público recorde em sua 6ª edição, mais de 100 mil ativistas de todos os estados do País marcharam durante 6 km, entre o Parque da Cidade e o Congresso Nacional, trajadas em roxo e com seus chapéus de palha, para celebrar a memória de Margarida Maria Alves que dizia: “Da luta eu não fujo! É melhor morrer na luta do que de fome!

Matéria por Antonio Pedro (Tonhão) – Diretor de Comunicação da Facesp, com colaboração Delvanice Silva Couto e Cassia Gomes

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

Facesp e Jd Embura pelo Direito a Água

Facesp e Jd Embura pelo Direito a Água

Dando continuidade a Luta pelo Direito a Água no Jd. Embura, estive lá nesta terça-feira(11) para fazer um vídeo e tirar fotos do poço, que visivelmente está contaminado. Nesta vis...

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos