Para Movimento Comunitário lutar contra o racismo é lutar contra Bolsonaro
Publicada dia 23/11/2021 09:41
No dia da homenagem a Zumbi dos Palmares – 20 de Novembro, FACESP e MDM foram às ruas participar da 18ª Marcha da Consciência Negra, realizada na Capital Paulista, no MASP, a partir das 12h. A marcha foi organizada pela Convergência Negra, Coalisão Negra por Direitos e a Campanha Fora Bolsonaro que engloba as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo. O mote deste ano foi #FORA BOLSONARO RACISTA!
O dia 20 é sempre uma data de reflexão sobre o papel do negro na sociedade e sua valorização. Por esse motivo, dizer Fora Bolsonaro é um ato anti-racista, por tudo que esse governo representa para a negritude e o povo brasileiro. Lembrar Zumbi é trazer de volta seu legado de resistência e combatividade, tão presentes no cotidiano das lideranças comunitárias, que lutam lado a lado com o povo – majoritariamente negro – por dias melhores, nas periferias, que sufocam na miséria.
A riquíssima programação da cultura negra iniciou-se as 12h e seguiu até as 15h. Na sequência houve o ato com lideranças da religião de matriz africana, e posteriormente teve início o ato político que contou dirigentes nacionais do movimento negro e outras entidades ligadas aos movimentos sociais, de caráter nacional e que reforçaram o ato que marca os 50 anos da instituição do dia da Consciência Negra, que homenageia Zumbi, o líder Quilombola assassinado em 1695. Após as falas o ato fez sua tradicional caminhada que se encerrou em frente ao Teatro Municipal, centro.