Dia Unificado de Luta pela Moradia é organizado por MUHAB e FACESP
Publicada dia 29/10/2021 11:16
Nesta terça(26), MUHAB e FACESP organizaram ato em frente a Câmara Municipal de São Paulo com várias entidades e comunidades ameaçadas pela perda de suas moradias, através de despejos judiciais ou administrativos. Ambas entidades também fazem parte da Campanha Despejo Zero. Por esse motivo as lideranças vieram representar as áreas: Ocupação Porto Príncipe, Manaca da Serra, Chácara do Sol, Vila Marcela, COHAB São Nicolau, Presidente Wilson, 2068, Álvaro Ramos, São Judas/Rancho do Abílio e Vila Nova Esperança.
Maura Augusta – Presidenta da FACESP e Tonhão – Coordenador Geral do MUHAB ajudaram na condução do ato, junto com o Companheiro André Araújo. Muitas das lideranças presentes falaram de suas realidades e problemas específicos: Porto Príncipe – reintegração marcada para 09/10, São Judas – necessidade de diálogo com MP, e suspensão de ações demolitórias, Presidente Wilson – regularizar e lutar contra reintegração. Todas as demais áreas também apresentaram suas demandas.
O motivo do ato na Câmara Municipal nesta data aconteceu por ser o dia que a Comissão de Política Urbana teria sua reunião, e por tratar também de pautas como habitação, urbanização e regularização, era do interesse do movimento ser atendido por eles. Após diálogo, o presidente da Comissão – Paulo Frange e Donato (vereadores) receberam uma comissão de lideranças e ficou acordado o envio de uma pauta com as propostas das entidades sobre a nova Lei de Reurb, Fim dos despejos e de ações demolitórias, nova Lei do Auxílio Aluguel, Desapropriação de terreno ZEIS 3, Av. do Estado, 7000, e contratação de funcionários para recompor quadro técnico da SEHAB/COHAB.
Estiveram presentes a Coordenadora do MRFU – Tata Silva; Ocupações Chácara do Sol – Angeli, Porto Príncipe -Taís; Presidente Wilson, nº 2068 – Maria Laudelina; São Judas – Schumacher;