Livro registra como a técnica e a luta popular se fortalecem e beneficiam famílias que moram em habitações precárias


Publicada dia 10/08/2022 20:06

Apesar da noite fria, chuvosa e da ventania, o lançamento do livro “Formas Precárias de Habitação em Cidades do Interior Paulista”, organizado por Mariana Cicuto Barros e sua equipe, foi um sucesso em termos quantitativos e qualitativos. Um número grande de estudantes e profissionais da arquitetura e urbanismo vieram prestigiar o evento que materializou em páginas o trabalho feito a partir de uma parceria entre a FACESP/Proger e o CAU-SP por via de dois Editais de Fomento que financiou 6 projetos de ATHIS em ocupações acompanhadas pela FACESP.

Coube a Mariana Cicuto Barros e Priscila Kauana Barelli Forcel coordenar o lançamento, no qual a Presidente da FACESP, Maura Augusta, abriu a atividade, onde também estavam diretores e lideranças de entidades filiadas. A segunda fala foi da representante do CAU, Renata Coradin, da Comissão de ATHIS, que falou da importância de ter recursos para a execução deste tipo de projeto, que garante um direito a todos, e valoriza o profissional da arquitetura.

O projeto capacitou e constituiu uma rede de profissionais que se dividiram em cada etapa do trabalho de regularização fundiária, nas várias ocupações, onde as liderança e as famílias foram partícipes das idéias. Em sua maioria, jovens urbanistas apresentaram suas experiências em cada área, foco do investimento dos editais, que envolveu dezenas de arquitetos e arquitetas, colocando suas criatividades à serviço de soluções que pudessem melhorar a qualidade de vida de moradores de baixa renda.

A FACESP a partir dessas experiências buscará outros editais para atender outras comunidades que carecem de apoio técnico no sentido de melhorar a vivência em lugares, muitas vezes insalubres para as famílias. Maura Augusta, convidou o Deputado Federal Orlando Silva, presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos, para falar da ADPF 828, que impede despejos até 31 de outubro. Na sequência nomeou participantes de que vieram de vários municípios e até de outros estados como Bahia, Ceará e Rio de Janeiro. Concluiu homenageando a memória de Aline Mariana Dias, grande liderança de Araras que foi vitimada, também pela COVID-19.

Clique AQUI e baixe o livro “Formas Precárias de Habitação em Cidades do Interior Paulista”

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos