Comitê Contra a Fome e Desemprego – Zona Sul organiza Live Memorável sobre a experiência do MCC – Movimento Contra a Carestia nos anos 70


Publicada dia 01/03/2022 18:05

No último sábado(26), o Comitê Contra a Fome e Desemprego – Zona Sul, do qual a FACESP é uma das entidades fundadoras, realizou a Live “Fome e Desemprego Ontem e Hoje: aprendizado do Movimento Contra a Carestia na Zona Sul”. A Live foi proposta pelas entidades do “Comitê”, como uma atividade de formação para militantes mais jovens que tiveram oportunidade de aprender com mulheres ousadas e inteligentes que desafiaram a Ditadura!

Ana Dias, Neide Abate e Dona Lurdes relataram os amores e dores da luta naqueles dias. Falaram da falta de políticas públicas na época: asfalto, saneamento, creches, UBSs, linha de ônibus, luz e outras. Para fazer frente a isso, se organizavam nos Clubes de Mães, Comunidades Eclesiais de Base e Associações de Moradores. Suas falas foram intercaladas com duas jovens poetizas: Jéssica e Agnes.

Disseram como foi o desafio, onde inúmeras mulheres, em plena ditadura militar, fizeram um abaixo assinado e colheram mais de 1 milhão e 300 mil assinaturas. Defendiam o congelamento dos preços dos gêneros de primeira necessidade, aumento dos salários acima do aumento do custo de vida, um abono salarial de emergência.

“Como pode um povo vivo viver nessa carestia. Como poderei viver com a panela vazia”. Essa canção foi entoada em vários Clubes de Mães que entre bordados, diálogo sobre a vida e sobre a política, criaram o Movimento Contra a Carestia.

Agora, passados cerca de 40 anos, é retomada a mesma luta, criando em 2021 o Comitê Contra a Fome e o Desemprego da Zona Sul. Naquela época estávamos sob uma ditadura militar. Em 2022 estamos sob um governo autoritário que ignora a democracia e atenta contra as instituições da república ao mesmo tempo que destrói todas as políticas de proteção social.

Foi um sábado de aprendizado para todos que assistiram quase duas horas de histórias e memórias. Ouvir três mulheres lutadoras que fizeram história na Zona Sul, mesmo enfrentando o machismo, muitas vezes dentro da própria casa, foi muito gratificante. A sabedoria popular delas permitia entender que o machismos não era problema dos homens e sim da sociedade e do sistema que assim os condicionavam.

A Live foi transmitida no canal do YouTube do CDHEP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos