PCdoB debate a volta o Direito do Transporte ao Idoso com o Movimento “60+ Gratuidade”
Publicada dia 10/12/2022 11:38
Nesta terça(6), Tonhão representou a FACESP na LIVE/Debate promovida pelo PCdoB Paulistano, que convidou ainda Rafael Calabria (IDEC) e Leo Natal (SINDNAPI), ambos também membros do Movimento “60+ Gratuidade” que permaneceu ativo desde dezembro de 2020, quando, o ex- prefeito Bruno Covas e o ex-governador João Dória, de forma combinada retiraram o direito dos idosos acima de 60 anos ao Passe Livre.
A LIVE foi coordenada pela Secretária de Comunicação do PCdoB, Joanne Mota e durou uma hora e meia. O primeiro a falar foi o Natal, que questionado sobre o impacto do fim desse direito, afirmou que 70% dos aposentados recebem até 1 salário mínimo. Sendo assim, esse idoso perdeu renda para pagar transporte e limitou suas atividades e gastos.
Na sequência Calabria, quando perguntado, respondeu que o IDEC, à época, produziu uma nota técnica que mostrou a injustiça da medida promovida pela prefeitura e que visava economizar 300 milhões de reais, às custa do prejuízo social da população. Calabria também falou da importância da pauta do Passe Livre, mas estranha o interesse repentino da atual gestão, que tirou o direito dos idosos.
Tonhão, coordenador do “60+ Gratuidade” falou do histórico do movimento e de sua diversidade social e política. Abordou as decisões do Tribunal de Justiça e da Assembléia Legislativa de SP que em âmbito municipal e estadual pedem o retorno do direito a gratuidade no transporte a todos idosos acima de 60 anos. Por fim deixou a informação de que a Rede Nossa SP protocolou ofício pedindo reunião com o prefeito Ricardo Nunes para tratar do assunto.
por Tonhão – Comunicação FACESP