CONAM traz lideranças comunitárias para o inédito G20 Social no RJ


Publicada dia 18/11/2024 20:51

O G20 Social, que aconteceu entre 14 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro, foi uma iniciativa inédita da presidência brasileira do G20. O espaço foi criado para ampliar a participação de atores não governamentais nos processos decisórios do G20 para garantir espaço para as diversas vozes e lutas das populações dos países do G20. Com foco em debates voltados para questões sociais, de desenvolvimento sustentável e inclusivo, o G20 Social é um evento paralelo ao que reúne os líderes das 19 principais economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana.

Diretores da FACESP e CONAM trouxeram lideranças comunitárias de São Paulo e de vários estados do Brasil: RJ, MT, GO, DF, BA, RS, SE, CE e BA que tiveram o indispensável apoio do governo federal com transporte, alojamento e alimentação, e a prefeitura carioca com o traslado interno. Isso possibilitou a passagem de 49 mil pessoas durente os 3 dias, 19 mil credenciamentos, e uma Plenária Final num espaço para 2,5 mil pessoas.

Durante os três dias tiveram atividades autogestionadas, algumas delas, propostas, coordenadas ou com a participação da CONAM e suas filiadas, com temas como: direito ao saneamento, a moradia digna, ao trabalho decente, contra as guerras e pela paz, desenvolvimento urbano, combate a pobreza, catadores e reciclagem e especialmente a saúde, onde foram reforçadas as atividades do Conselho Nacionalde Saúde e do Movimento Saúde pela Democracia. Ao todo, foram 252 atividades, fora os eventos de rua: Ato pelo Fim da Escala 6 x 1 (VAT); Tribunal Popular – Imperialismo no Banco dos Réus, e Marcha dos Povos – Palestina Livre do Rio ao Mar.

Todas as noites, o “Festival Aliança Global Contra a Fome” presenteou os participantes com muita cultura e música brasileira da melhor qualidade: Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso, Maria Gadu, Seu Jorge, Fafá de Belém, Diogo Nogueira, Maria Rita, Tereza cristina, Alceu Valença, Daniela Mercury, entre tantos. Houve ainda mais de uma centena de barracas de artesanato e culinária que representam a força da identidade brasileira.

A base do inédito G20 Social, que ocorre sob a presidência do Brasil, tem como pilares os 3 eixos: Combate à Fome, à Pobreza e à Desigualdade; Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Transição Justa e; Reforma da Governança Global, que após amplo debate resultou na Declaração Final, entregue ao Presidente Lula e ao Ministro de Relações Exteriores da África do Sul, Ronald Lamola, anfitrião do próximo G20.

por Tonhão – Diretor Comunicação FACESP e da CONAM

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos