Fórum Nacional de Reforma Urbana realiza encontro em SP com a participação dos principais movimentos populares urbanos


Publicada dia 16/11/2023 20:25

O Encontro do Fórum Nacional de Reforma Urbana, ocorrido entre os 10 e 12 de novembro, reuniu diversos movimentos sociais e populares, organizações e entidades que constroem a luta pelo direito à cidade e a moradia em todo o país. O FNRU, diante de todos os desafios enfrentados entre os anos de 2017 a 2022, atuou no fortalecimento de articulações e redes de solidariedade, contra o despejo e em defesa de moradia digna para todas as pessoas.

A mesa de abertura, na sexta (10)contou com a presença da deputada federal Juliana Cardoso (PT/SP), de Demóstenes Moraes, pela Coordenação do FNRU, e de Sarah Marques, pela Articulação por uma Adaptação Climática Antirracista, para uma análise de conjuntura sobre os desafios que temos pela frente. A análise levou em consideração as “jornadas de junho/2013” e sua resultante, com a quase eleição de Bolsonaro em 2022.

Na avaliação dos debatedores e presentes, os últimos anos foram de perdas para as políticas urbanas, que sofreram retrocessos causando impactos socioeconômicos nas cidades brasileiras. Entretanto, aos poucos, o Brasil se recupera e se torna um país mais esperançoso em relação à reconstrução de um futuro democrático e baseado na justiça social. Sintonizado com esse propósito, o Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) trabalha para que ações políticas do campo popular sejam fortalecidas.

A FACESP mobilizou diretores e lideranças, entre elas alguns, que também são da Diretoria da CONAM, que por sua vez trouxe uma delegação de peso, que muito contribuiu com os debates de conjuntura, grupos de trabalho, e fortalecimento do FNRU, que elegeu uma nova coordenação do Fórum e irá dirigir suas ações e missões no próximo período. Getúlio Vargas, presidente da CONAM, contribuiu com coordenação e as discussões durante os três dias.

Mesmo antes do Encontro do FNRU, aconteceu, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2023, em São Paulo, o 1º Encontro Nacional da Coletiva de Mulheres pelo Direito à Cidade. Com o tema “A cidade é uma mulher negra”, o encontro contou com a participação de mais de 50 mulheres das 5 regiões do Brasil, representando os mais diversos movimentos de luta pelo direito à cidade. Bartiria e Nice e outras companheiras da CONAM participaram da construção de estratégias a partir de 5 temas prioritários: organização, sustentabilidade, comunicação, formação e incidência.

por Tonhão – Comunicação FACESP e informações do FNRU

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos