FCCR realiza IV Congresso e elege nova diretoria
Publicada dia 23/07/2023 12:30
Lideranças dos movimentos sociais e associações de moradores participaram do IV Congresso da Federação Comunitária de Campinas e Região (FCCR), realizado no dia 23 de julho de 2023, na Estação Cultura, espaço da antiga ferrovia tradicionalmente utilizado pelo movimento social para atividades políticas e culturais de Campinas.
Os delegados debateram a conjuntura política e social do País, do Estado e da Região Metropolitana de Campinas, fizeram algumas adequações no estatuto da Entidade e elegeram a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal para o mandato 2023-2027, além de indicar representantes das diretorias de diversas áreas de atuação da entidade.
Antes do evento, três reuniões preparatórias ocorreram, nos dois meses anteriores, em regiões diferentes da cidade – Distrito do Ouro Verde, Grande Santos Dumont e Distrito do Campo Grande – para organizar as lideranças e a pauta de discussão para reestruturação da entidade.
A presidente da FACESP, Maura Augusta de Oliveira, foi convidada de honra do Congresso e reforçou em seu discurso a importância da luta por melhores condições de vida nos bairros e no estado de São Paulo, considerando a luta por moradia digna, por segurança pública de qualidade e comunitária, pelo fim do feminicídio, do racismo, da LGBTFobia e contra todas as formas de exploração. “Vamos unir forças na luta pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
A FCCR foi criada em 2003 com o objetivo de organizar e fomentar o ativismo social, congregando associações de bairros, movimentos sociais, fazendo parcerias e desenvolvendo projetos que visem benefícios às comunidades periféricas de Campinas e Região. Está no foco da Federação trabalhar por moradia, regularização fundiária, saúde, transporte e mobilidade, educação, segurança alimentar, cultura, esporte e lazer, e muitas outras áreas.
A FCCR recebeu título de utilidade pública da Câmara Municipal de Campinas em 2016.
“Nossa meta é colocar em prática o que determina o estatuto da Federação, que é lutar pela democracia, justiça social e soberania, além de trabalhar pela melhoria das condições de vida da população e fortalecimento do movimento social em seus mais diferentes segmentos”, destacou o presidente eleito da Federação Comunitária, Gil Caria.
A vice-presidenta eleita da FCCR é a líder comunitária Silvana Ap. Gomes Veiga. “A nova Diretoria quer agitar o movimento social da cidade e da região”, afirma. A Diretoria Executiva ainda conta com José Luiz Ferreira da Silva, Antonio Pereira Ribeiro, Geremias Martins de Oliveira e Rosângela Marcelo de Souza. O Conselho Fiscal é formado por Denise Teijeiro, João Raimundo (Kiko) e por Danilo Ciaco.
Novos diretores de áreas foram empossados. Na Diretoria de Saúde, Aníbio Ferreira da Silva Júnior; na Diretoria da Infância, Juventude e Idoso, Marta de Jesus Rocha; na Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária, Gil Caria; na Diretoria de Cultura e Comunicação, Mário Luiz Adão de Souza; na diretoria de Esportes, José Luiz Ferreira da Silva; na Diretoria de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Adenir Mendes Fonseca; na Diretoria de Educação, Sidneia Soares dos Santos; na Diretoria de Segurança Alimentar, Rosa Alice Brito Araújo e na Diretoria de Segurança Pública, Adecir Mendes Fonseca.
Matéria por Gil Caria – Presidente FCCR