A FACESP – Federação das Associações Comunitárias realiza seu 12º Congresso, no ano em que completa 35 anos de Luta!
Publicada dia 09/12/2023 11:43
O 12º Congresso da FACESP ocorreu entre os dias 24 e 26 de novembro na Colônia do Sintaema, em Nazaré Paulista/SP. No primeiro, dia em virtude do clima e falta parcial de luz, foi realizada a recepção dos(as) delegados(as) que chegavam de várias cidades, não havendo a abertura oficial com ato político. A organização do Congresso providenciou, após o jantar, uma confraternização no bar da colônia, com musica ao vivo, onde também comemoraram o aniversário do companheiro Tonhão, diretor comunicação da FACESP.
No segundo dia (25) do congresso, pela manhã, debateu-se nas mesas: Conjunturas (internacional,nacional e estadual) com Nivaldo Santana – CTB Nacional; o “Papel do Movimento e do Líder Comunitário” com Tonhão – CONAM; A Saúde pós Covid e a interface com a saúde dos trabalhadores, com Júlia Roland – médica e do Instituto de Assistência Medica ao Servidor Público Estadual, Ivan Lima (gestor em saúde), José Carlos – Secret. Geral Sind. Marceneiros e Diretor do DIESART e Leozildo A. Barros – Presidente do Sindicato dos empregados no comércio de Franco da Rocha e região/UGT; Transporte e Mobilidade, com Xavier Lemos – ex. diretor Sindicato Metroviários e especialista em mobilidade urbana.
A tarde tiveram as mesas de Educação e Juventude, com Francisca Pereira – Diretora Apeoesp e Luiza Martins – Presidente UPES; Direitos Humanos, com Maria das Neves – UBM e Luiz Eduardo – Consultor em Sexualidade, Direitos Humanos e Cidadania; Moradia Digna, Direito a Cidade e Regularização Fundiária, com Rosane Tierno – Advogada urbanista, Maurílio Chiaretti – V. presidente FNA / Secretário Geral SASP e Michelle Ticci – Arquiteta/Urbanista COHAB; Saneamento/Meio Ambiente, com Rene Vicente e Cidades Inteligentes para Emergências Climáticas com Mário Cézar – mestre em engenharia.
No domingo (26), pelo período da manhâ ocorreu a última mesa do Congresso com o tema: Esporte, Cultura e Lazer, com Elder Vieira – escritor, assessoria em gestão pública, e trabalho no Ministério do Esporte na gestão do Governo Lula. Na sequência, a Cooperativa Bloco da Rua fez a apresentação do Projeto Autonomia em Foco que trabalha a inserção de moradores em situação de rua através da capacitação para a construção civil, via Equipe do MNLDPSR – Movimento Nacional de Luta e Defesa da População em Situação de Rua.
Após a mesa, a comissão de sistematização apresentou o relatório com todas as propostas e emendas apresentadas pelos delegados e delegadas para todas as mesas, levando a voto do plenário, uma a uma.
A direção cessante da FACESP e os quase 200 delegados, vindos de inúmeras cidades do Estado, avaliaram como de alto nível os debates promovidos por todas as mesas, propiciando às lideranças comunitárias um grande conhecimento social e político a respeito da conjuntura e das políticas públicas que foram, nacionalmente, abandonadas pelo governo bolsonaro.
A comissão eleitoral organizou o último ato do Congresso, que foi a Eleição da nova Diretoria, apresentando uma chapa de unidade entre todas as forças políticas presentes, que se fizeram representados na proposta da nova direção. O companheiro Manteiga apresentou a proposta para a próxima gestão da FACESP, tendo na Presidência a companheira Maura Augusta, reconduzida para mais um mandato. O plenário do Congresso, por unanimidade, votou e aprovou a Chapa que empunhou o lema do evento “Romper a Desigualdade no Estado de São Paulo e Fortalecer a Democracia” !
por Tonhão – Comunicação FACESP