FACESP participa de oficina promovida pela PUC-SP sobre Associações de Moradores
Publicada dia 23/04/2021 11:51
Hoje a tarde o Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, da Faculdade de Direito da PUC-SP promoveu a Oficina de Direitos Humanos, com o tema: Associações de Moradores. Os palestrantes foram Anderson Santos – Assistente Social e Rosane Tierno – Advogada e Urbanista, e a mediação foi feita pelo Prof. André Gustavo – Mestre em Direito pela PUC-SP.
Como o assunto do debate tinha muito a ver com a natureza da atuação da FACESP, vários companheiros de muitas cidades, mesmo sabendo de última hora, se fizeram presentes. Entre eles: Tonhão e Maria José (capital), Alaor (Ribeirão Pires), Careca (Jardinópolis), Luizinho e Sidney (Tupã), Chicona (Suzano), Olímpio (cidade não localizada). Tiveram dezenas de participantes que falaram de suas experiências.
Luizinho de Tupã, que é Diretor da FACESP e articulador do movimento comunitário em sua região, falou do papel do líder comunitário em sua comunidade e das pautas que ele defende. Já Tonhão, também Diretor da FACESP, falou do trabalho das associações para além do limite dos bairros, quando se juntam, em federações municipais, estaduais e nacional e passam a ocupar espaços institucionais (conselhos) em vários níveis e defender políticas públicas universais. Foram falas muito valorizadas pelos coordenadores da oficina, que pelo sucesso, pode haver a parte II.