FACESP participa de debate na Escola da Cidade, sobre tragédia em São Sebastião
Publicada dia 23/03/2023 15:03
No dia 22 de março Fábio Chagas representou a FACESP no Evento “Viver em risco”, realizado na Escola da Cidade (Faculdade de Arquitetura), na capital Paulista. Perante dezenas de alunos e convidados, e junto aos comentários de dois professores (Celso Carvalho e Luciana Carvalho) e ainda o depoimento de um atingido (Leandro Santos), Fábio Chagas mostrou que em termos ambientais estávamos diante de uma tragédia, mas que do ponto de vista social tratava-se de um crime.
O representante de FACESP alertou para os riscos de deixar apenas que governos e Judiciário resolvam um problema que afetou e afeta diretamente a população. Neste sentido, destacou a necessidade de organização e mobilização da Comunidade a fim de participar, com autonomia, das negociações, sendo ouvida e decidindo junto sobre a respostas a serem dadas.
Apontou que a despeito de um ou outro governante, estamos frente a uma crise civilizatória, com desdobramentos sociais e ambientais donde se revela uma cidade em disputa entre o povo que trabalha e produz e aqueles que enxergam a terra como produto para especulação imobiliária, e deste modo, com a terra hipervalorizada, só restará aos trabalhadores viver em locais de risco ou muito afastados do trabalho e dos serviços públicos, coisa que o movimento social organizado, certamente não aceitará.
por Tonhão com colaboração Fábio Chagas – militante FACESP