FACESP leva grande delegação a Conferência Municipal de Saúde e elege maioria dos delegados para etapas Estadual e Nacional


Publicada dia 03/05/2023 16:26

No período de 28 a 30 de abril de 2023, foi realizada a 21ª Conferência Municipal de Saúde de São Paulo, Etapa da 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo e da 17ª Conferência Nacional de Saúde. A FACESP participou dos 3 dias que se encerraram no último domingo, e também de uma boa parte das pré-conferências que ocorreram nos territórios das 27 Supervisões Técnicas de Saúde (STS). A entidade mobilizou suas filiadas e organizações parceiras para o processo de discussão. Neste contexto elegeu 55 delegados para a Conferência Municipal.

Durante os dias da Conferência Municipal, os delegados debateram os seguintes eixos, com suas diretrizes e ações: EIXO I – O Brasil que Temos, o Brasil que Queremos; EIXO 2 – O Papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar Vidas; EIXO 3 – Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; EIXO 4 – Amanhã será Outro Dia para Todos e Todas. Cada um dos eixos, ao fim dos debates, elegeram 4 prioridades para o Município, 2 para o Estado e 1 Nacional.

A última parte da Conferência, que reuniu 700 delegad@s dos 3 segmentos, envolveu a eleição d@s delegad@s à Etapa Estadual e Nacional. Os delegados são divididos na seguinte proporção: 25% Poder Público, 25% Trabalhadores e 50% Usuários. As vagas dos usuários para a Estadual totalizam 88 e dividem-se entre os subgrupos: Movimento Popular de Saúde – 35; Social e Comunitário – 32; Patologias e Doenças Raras – 12; pessoas com deficiência – 7, e Centrais Sindicais – 2.

A FACESP teve sua melhor participação em Conferências no segmento Social e Comunitário, elegendo 20 dos 28 delegados. Para a etapa nacional, de 13 delegados, a FACESP pode fazer 10 delegados. Sob o guarda-chuva da FACESP estiveram as entidades: ALMEM, MDM, UBM, UPM, CMB, AMCAPRA, UNEGRO, PUCS e independentes agregados.

O bom resultado dessa participação deve-se a atuação do Diretor de Saúde da FACESP, Francisco Freitas, que teve, covardemente, sua vaga de delegado cassada para etapa municipal, e do Conselheiro Municipal de Saúde, André Ancelmo, que representa a FACESP no CMS.

por Tonhão – Comunicação FACESP

Clique Aqui e veja mais da participação da Facesp na conferência Municipal de Saúde.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

FACESP, sempre atuante em Suzano

FACESP, sempre atuante em Suzano

Dia histórico para a Favela Jardim Monte Cristo, em Suzano que recebeu o Deputado Federal Vicentinho e importantes lideranças como, Lucilene Cândido, da Pastoral Afro; Zampini, Coo...

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos