Liderança da FACESP em Jundiaí ajuda aprovar medida parlamentar para melhorar o CMH


Publicada dia 19/02/2025 19:50

A Associação Pró-Moradia Popular, filiada à FACESP, comemora a importante vitória do movimento, que no dia 11 de fevereiro propôs e conseguiu aprovar na Câmara Municipal de Jundiaí, com apoio do ver. Henrique Parra, a Indicação 163/2025, que será encaminhada ao Prefeito Gustavo Martinelli, e visa a mudança nas regras de funcionamento do Conselho Municipal de Habitação, da cidade.

Na reunião com o vereador citado, também foi mencionado o aumento no valor do Auxílio Aluguel que hoje é 850 reais, para pouco mais de 1500 reais, corrigindo uma defasagem de 11 anos. O valor infinitamente menor do auxílio não permite que a política de subsídio habitacional seja eficaz, garantindo o direito a moradia.

Desde 1994, quando este conselho de habitação foi criado, as reuniões acontecem apenas uma vez a cada trimestre, durando cerca de meia hora, sem tempo para discussão e com pautas previamente prontas pelo Executivo, sem a participação dos conselheiros ou da sociedade civil.

Com a eleição de um novo Executivo e Legislativo municipais, cria-se a esperança de mudanças no CMH, instituindo as reuniões mensais e a ampla participação popular. Desta forma, o CMH vai ajudar a reduzir o déficit habitacional e contribuir com a Política e o Plano Municipal de Habitação. Afinal, como diz o Diretor da Associação Pró-Moradia Popular, Wilson de Jundiaí: “O CMH quer lutar com você e por você”.

por Tonhão – Secretário de Comunicação FACESP, com apoio de Wilson da Associação Pró-Moradia Popular/Jundiaí

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos