CONAM e FACESP participam e contribuem com a Conferência Popular pelo Direito a Cidade
Publicada dia 05/06/2022 19:07
A Conferência Popular pelo Direito a Cidade teve início nesta sexta-feira (3), às 14h com uma grande passeata, denominada “Marcha pelo Direito a Cidade”. Na sequência, às 18h, houve a abertura oficial da Conferência, onde inúmeras entidades, movimentos e ONGs fizeram suas saudações.
No dia seguinte, os 600 delegados se dividiram e 16 grupos de discussões que abordaram entre seus temas: moradia, transporte, saneamento, meio ambiente e população em situação de rua. Cada grupo analisou as propostas vindas do Estados e aprovou mais 3 propostas.
No domingo (5), aconteceu a plenária final da Conferência Popular, na qual todos os relatórios de grupos foram lidos e aprovados por aclamação. O resultado de todo o debate vai se tornar uma plataforma dos movimentos urbanos, que será encaminhada a candidatos progressistas ao pleito de 2022. Por último, foi lida e aprovada com emendas a “Carta Política da Conferência Popular pelo Direito a Cidade.
A CONAM fez parte da Comissão Organizadora da Conferência, e a FACESP contribuiu no grupo que preparou a infraestrutura em São Paulo com: alimentação, locais de abertura, fechamento e oficinas, e som para Marcha. O movimento popular brasileiro construiu uma Conferência histórica e de unidade, após 2 anos, sem grandes mobilizações, por conta da pandemia.