FACESP atua contra despejo em Suzano
Publicada dia 22/02/2023 18:17
No dia 17 de Fevereiro, dirigentes da FACESP estiveram na Favela do Jardim Monte Cristo e adjacências para dialogar com as lideranças locais, entre elas Joema Silva, onde foi informado que aproximadamente 150 famílias ocupam essa área pública no município de Suzano há quase 40 anos. Na ocasião, os diretores da entidade receberam diversas denúncias de violação de Direitos Humanos.
Também foram informados que na data de 31 de janeiro foi realizada uma ação do governo local, sem prévio aviso para a desocupação, sem acompanhamento dos órgãos da justiça, sem nenhuma articulação com a Secretaria de Habitação (que até então acompanhava as famílias) e sem a presença do conselho tutelar. A Prefeitura atuou dando ordem para derrubar vários barracos, usando força policial e gás de pimenta, que causaram grande pânico as famílias e crianças. Não fosse a forte chuva que ocorreu no momento da operação, todos estariam hoje desabrigados.
Diante destes fatos a FACESP orientou realizar denuncia a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que foi acatada, tendo como resposta a solicitação de explicações da Prefeitura, até 26/02. Após recorrer a Defensoria, as famílias tem se sentido coagidas, pois existe uma intensa investida de funcionários a todo tempo, passando no local e fazendo intimidações, uma delas, presenciada por Maura Augusta, presidente da FACESP, após o término de uma reunião.
A FACESP então agora se fará presente para contribuir com as famílias diante desta situação, sobretudo se estas investidas de funcionários no território permanecerem, sugerindo coação e perseguição, este ato será levado a conhecimento das autoridades. A direção da FACESP solicitou e aguarda agendamento com o prefeito Rodrigo Ashiuchi.
Defensoria Pública conclui que Prefeitura de Suzano violou direitos humanos
por Tonhão – Comunicação FACESP c/ colaboração de moradores