No Dia Mundial Saúde FACESP apoia protesto em UBS da ZL


Publicada dia 07/04/2025 18:50

Hoje (7), Dia Mundial da Saúde, a FACESP encampa a luta contra o sucateamento da saúde na Cidade de São Paulo, colocando suas lideranças, entre elas, o companheiro Luciano “Careca”, ao lado da população, que realizou um protesto na frente da Unidade Básica de Saúde, Fazenda da Juta l, em Sapopemba

É visível, a caótica situação da UBS, que vai desde problemas de alvenaria, passando pela falta de medicamentos, falta de profissionais e assistência social. A demora para se conseguir uma consulta leva de 1 a 3 meses, mas principalmente nas consultas com especialista, que chega a demorar entre 6 meses e um ano, ou mais. Há um verdadeiro apagão da saúde na região, como a AMA Sapopemba interditada e as obras da UPA, paralisadas.

A fila de espera para um exame de diagnóstico, pode chegar a mais de um ano, demora essa que coloca em risco a saúde do paciente, podendo levá-lo ao agravamento da doença, ou até a óbito, por falta de prevenção, e olha que estão falando apenas de atenção primária, que é a porta de entrada para o munícipe cuidar da sua saúde.

É preciso que a Secretaria Municipal de Saúde – CMS, tome as devidas providências para equacionar essas demandas, na Juta, e em todas as UBSs da Capital, promovendo aquilo que está preconizado nos princípios do SUS – Sistema Único de Saúde, que são universalidade, equidade, integralidade, descentralização e participação popular, conforme está na Constituição Federal de 1988.

O companheiros presentes foram Claudio (conselheiro gestor), Gabriel Mota e Alex, que são conselheiros municipais de saúde, além das assessorias parlamentares de Orlando Silva e Leci Brandão.

por Tonhão – Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos