Entidade filiada a FACESP luta pela moradia e a Função Social da Propriedade em Campinas
Publicada dia 08/06/2022 14:32
Neste dia 28/05, o Oficial de Justiça entregou comunicado de reintegração de posse da Ocupação Edifico Padova, localizada na região leste de Campinas. Há seis anos as Diretoras da FACESP, Dilma, também Presidente da Associação Grito Pela Moradia e dona Rosa Vice-Presidente, organizaram a ocupação do prédio, que era apena um esqueleto abandonado há mais de 20 anos, por uma construtora.
Hoje cerca de 80 familias moram no prédio e os apartamentos tiveram suas obras concluídas pelos próprios moradores. No próximo dia 01/06 haverá a primeira reunião com as Lideranças e uma Comissão de Moradores, com os Advogados João Felipe e Carlos Artioli para entenderem as questões jurídicas e fundiárias a respeito do prédio. A luta agora é para barrar a possível reintegração de posse, onde as famílias pensam em fazer uma proposta de negociação e compra do imóvel. Para melhor entendimento, as lideranças tiveram acesso a um levantamento cartorial que explica o histórico de posse do imóvel.
No documento do 5ºTabelião consta que os lotes foram vendidos pela IBRAS (Indústrias Cirurgicas e Opticas, com CNPJ inapto desde 12/2018) em 04/10/1995 à KITAHARA ENGENHARIA E COMERCIO LTDA , em troca de algumas unidades. Mas a construtora também está com CNPJ Inapto desde 12/2018, ano que, o MP adicionou ao processo o nome de adquirentes por “por cessão de direitos e obrigações”, fato ainda incontroverso.
O momento agora é de fortalecer a Associação Grito pela Moradia e unir a comunidade ocupante com apoio intenso da FACESP, juntamente com seu grupo de arquitetos(as) urbanistas, na luta pela moradia.