FACESP mobiliza sua direção e entidades filiadas para Encontro com o Secretário Nacional de Habitação, em São Paulo
Publicada dia 15/07/2023 11:17
No último sábado (15), os mandatos do Deputado Federal Orlando Silva e da Deputada Estadual Leci Brandão, promoveram, em parceria com a FACESP, uma audiência com o Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira, cuja Secretaria é vinculada ao Ministério das Cidades. No evento, Hailton fez uma apresentação sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, falando de todas as suas modalidades.
A FACESP mobilizou o MUHAB e suas entidades e movimentos filiados, que trouxeram um grande número de lideranças. Além dos movimentos de moradia, muitos gestores municipais e vereadores também participaram da atividade, uma vez que também os municípios queriam conhecer as regras da modalidade FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) que é feita com as Prefeituras. Ao todo, 30 cidades estiveram presentes.
Das principais mudanças no MCMV – Entidades, Hailton mencionou: renda Faixa 1 até 2.640,00; O valor total por UH pode chegar a 170 mil nos centros urbanos. Aumento na área mínima das unidades: 40 m² para casas e 41,50 m² para apartamentos; criação de varandas para oferecer um espaço adicional aos moradores; os conjuntos deverão ser equipados com sala de biblioteca e equipamentos para a prática esportiva.
Outras mudanças importantes: localização do terreno – agora deverá estar inserido na malha urbana, com proximidade a infraestrutura completa já instalada e consolidada, acesso a equipamentos públicos de educação, saúde e assistência social, acesso a comércio e serviços e transporte coletivo; terrenos mais bem qualificados podem receber um valor adicional em sua aquisição, incentivando a qualidade e adequação das localizações dos empreendimentos.
Após a fala do Secretário para as mais de 200 lideranças e autoridades, no Auditório da UNINOVE, a palavra foi aberta aos dirigentes das entidades comunitárias e movimentos de moradia, que saudaram a iniciativa dos mandatos de Leci e Orlando, e principalmente da presença do representante do Governo Lula, provando que o Brasil voltou, trazendo mais direitos, programas sociais e esperança. Inúmeras questões foram levantadas pelos presentes, no sentido de compreender o Programa, e respondidas pelo Secretário.
“A FACESP cumpre seu papel de aproximar o governo e as lideranças do povo, assim como acionar mandatos populares que dão sustentação a um projeto de poder que renova seus compromissos com o bem estar da população mais carente, ao mesmo tempo que mantém a pressão por mais avanços sociais e a participação dos movimentos populares no controle social”, falou Maura Augusta, presidente da Entidade, que trouxe diretores de várias cidades do Estado.
por Tonhão – Comunicação FACESP e CONAM