FACESP participa de oficina pelo Direito a Água, organizada pela CONAM, no Fórum Mundial das Resistências


Publicada dia 30/04/2022 17:32

Na manhã deste sábado(30), a CONAM trouxe a pauta do saneamento para o Fórum Social das Resistências. Foi organizada a oficina virtual com o tema: “Água e Saneamento como Direito Humano – Sede Zero”. Foi abordado o debate sobre a situação das comunidades e sua dificuldade do acesso à água e saneamento, aprofundado pela pandemia e desmonte nacional das políticas de saneamento.

Getúlio Vargas, presidente da CONAM coordenou a oficina que teve como primeiro expositor, Arilson Wunsch que falou sobre os vários PLs dos governos Temer e Bolsonaro que vem desmontando o setor do saneamento no Brasil. Renata de Faria Rocha, coordenadora do ONDAS (Observatório Nacional pelo Direito a Água e o Saneamento), falou da importância do Observatório como fonte de conhecimento para os sindicatos e movimentos sociais.

Mairton Pereira, diretor do Sintaema, trouxe dados sobre a importância da Sabesp para a produção de água e atendimento a mais da metade da população e municípios paulistas, além de ser uma empresa lucrativa. Ele também trouxe informações sobre vários países, onde as cidades reverteram a privatização do saneamento, por ela não oferecer bom serviços a população e apresentar altas tarifas.

Um dos objetivos da oficina foi reforçar a “Campanha Sede Zero” inspirada na bem sucedida “Despejo Zero”, que impediu, através da ADPF 828, milhares de despejos. Renata e Getúlio expuseram o manifesto da campanha Sede Zero e seu 9PONTOS que visam garantir o acesso a água a populações mais vulneráveis, num momento de maior crise da economia brasileira. Os diretores da FACESP, Tonhão e Nice acompanharam a oficina, sendo que Tonhão fez um relato de lutas encampadas pela entidade, em São Paulo.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos