FACESP participa de oficina pelo Direito a Água, organizada pela CONAM, no Fórum Mundial das Resistências
Publicada dia 30/04/2022 17:32
Na manhã deste sábado(30), a CONAM trouxe a pauta do saneamento para o Fórum Social das Resistências. Foi organizada a oficina virtual com o tema: “Água e Saneamento como Direito Humano – Sede Zero”. Foi abordado o debate sobre a situação das comunidades e sua dificuldade do acesso à água e saneamento, aprofundado pela pandemia e desmonte nacional das políticas de saneamento.

Getúlio Vargas, presidente da CONAM coordenou a oficina que teve como primeiro expositor, Arilson Wunsch que falou sobre os vários PLs dos governos Temer e Bolsonaro que vem desmontando o setor do saneamento no Brasil. Renata de Faria Rocha, coordenadora do ONDAS (Observatório Nacional pelo Direito a Água e o Saneamento), falou da importância do Observatório como fonte de conhecimento para os sindicatos e movimentos sociais.
Mairton Pereira, diretor do Sintaema, trouxe dados sobre a importância da Sabesp para a produção de água e atendimento a mais da metade da população e municípios paulistas, além de ser uma empresa lucrativa. Ele também trouxe informações sobre vários países, onde as cidades reverteram a privatização do saneamento, por ela não oferecer bom serviços a população e apresentar altas tarifas.
Um dos objetivos da oficina foi reforçar a “Campanha Sede Zero” inspirada na bem sucedida “Despejo Zero”, que impediu, através da ADPF 828, milhares de despejos. Renata e Getúlio expuseram o manifesto da campanha Sede Zero e seu 9PONTOS que visam garantir o acesso a água a populações mais vulneráveis, num momento de maior crise da economia brasileira. Os diretores da FACESP, Tonhão e Nice acompanharam a oficina, sendo que Tonhão fez um relato de lutas encampadas pela entidade, em São Paulo.
