Democracia na Redução das Desigualdades Sociais


Publicada dia 21/04/2023 16:46

Na data de 21/04/2023 foi entrevistada a Diretora da Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo, a Senhora Maria José, conhecida como Lia, liderança comunitária a mais de 30 anos.

Na entrevista em questão, foi observada a importância das associações de bairro na estrutura e fortalecimento para o combate as desigualdades. No inicio da entrevista. Pergunta-se:

Qual é a função e importância das Associações de Moradores para a sociedade?

Resposta: Antigamente as associações de moradores tinham a função, somente de melhoria para os bairros, com acessibilidade e infraestrutura, hoje em dia ainda continua suas conquistas, porém foram ampliadas, pois existem bairros precários, antigamente a luta era por asfalto, iluminação pública, saneamento básico, eram melhorias que não existiam, hoje em dia os bairros são bastante estruturados, porém a luta no momento é por escolas, creches, saúde etc.

Aproximadamente quantos associados tem a Associação?

Resposta: A FACESP é estadual e sua base abrange mais de 15 mil pessoas associadas. Nos bairros as associações chegam de mil a mil e quinhentos famílias cadastradas.

Como é a comunicação entre as associações e os moradores?

Resposta: Algumas associações de moradores não tem sede, nem espaço físico por conta dos custos, elas atuam voluntariamente, não tem recursos do governo nem de empresas, desta forma dificulta ter uma sede estruturada, as reuniões acontecem em espaço cedido pelas escolas públicas, nos Céus, onde pedimos autorização anteriormente para fazer uso deste espaço. As associações se comunicam através de plenárias trimestralmente ou as vezes uma vez por mês ou através do grupo de WhatsApp, dependendo da demanda. Podem também comunicar ao líder indo ate sua residência, comunica o problema e a associação encaminha para os órgão públicos. Se for algo de difícil resolução é feita uma reunião com os moradores para fazer a reivindicação no coletivo com mais pessoas envolvidas.

Qual a função do presidente das Associações de Moradores?

Resposta: Moldar a direção, tem associações que são compostas por 5 ou 7 pessoas na Diretoria, com Presidente, Vice-presidente e Secretários, Diretor de Finanças, etc. O papel do presidente é coordenar a sua Diretoria e mantê-la ativa e formar novas lideranças. O Presidente é uma liderança de destaque, consegue dialogar com todos e encaminhar as necessidades das próprias associações, são eleitos através de plenárias e reuniões, monta reuniões e ajuda eleger a Diretoria.

Como é feita a captação dos problemas apresentados nas associações?

Resposta: As associações estão muito próximas da população, pois ela está no meio do conflito existente no bairro, já tiveram situações de resolução de casos de família. Tivemos parceria com o movimento pelo direito de moradia, um movimento forte que organiza a família para reivindicar a casa própria. Geralmente o local de moradia não tem condições das famílias estarem morando. Neste sentido a associação organiza as famílias para lutar por moradias dignas. Nos direitos humanos, lutar pelo direito da mulher, direito a educação, a saúde, direito da criança e adolescente, e do idoso. As associações trabalham com vários temas sociais e conforme as necessidades a Direção vai até a família tentar resolver o problemao problema. Normalmente as pessoas procuram a associação para levar casos de suma importância para frente e receber a devida ajuda e orientação. Na pandemia a assistência foi através de cestas básicas, orientação às famílias quanto aos cuidados de saúde. Foi um momento em que as famílias procuraram muito as Associações de Moradores, que estavam dedicadas em prol desta luta.

por Tonhão com colaboração de Lia – FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos