Conferência Histórica marca um novo tempo para o resgate do SUS e da Democracia


Publicada dia 05/07/2023 14:13

A FACESP, filiada à CONAM, levou uma grande delegação a Brasília, que, de 02 a 05 de julho, se somou a centenas de outras organizações populares para participar da 17ª Conferência Nacional de Saúde, com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. As etapas preparatórias mobilizaram dois milhões de pessoas de Norte a Sul do País. Ao todo 4048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre 1.500 propostas e diretrizes elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional deverá ser contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Na abertura, uma mesa democrática representou a nação brasileira, com todos seus segmentos presentes no CNS. Falaram: PCD, Mulheres, Negros, Jovens, LGBTQIA+, Trabalhadores, Presidentes dos conselhos de secretários municipais e estaduais de saúde, Diretor OPAS/OMS, parlamentares, com destaque a fala de Jandira Feghali, que representou a Comissão de Saúde da Câmara, dizendo: “SUS é democracia e democracia é SUS”. A Ministra da Saúde Nisia Trindade, 1ª mulher no cargo, disse: “queremos que a Conferência não seja um ato, mas produza um documento forte para o SUS. Fernando Pigatto, presidente do CNS fez o histórico entre a 8ª e 16ª Conferência, chamada 8+8, traçando a caminhada até hoje, Ao final da abertura, Fernando e Nísia fizeram a assinatura da resolução 712 do CNS que lança a Campanha pela Criação de Conselhos Locais nas UBSs de todo país.

Na segunda feira (3), todas delegações de todos os estados do Brasil se dividiram em 48 GT¨para discutir os 4 Eixos da Conferência: I – O Brasil que temos, o Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã será outro dia para todos. Paralelo à Conferência, há um conjunto de atividades auto-gestionadas e uma rica programação de arte, educação e cultura popular com performances e shows variados, que abordam temáticas como plantas medicinais, brincantes, hip hop, ancestralidade indígena, dentre outros.

No dia 4, a manhã foi reservada ao “Ato Público em Defesa do SUS, da Vida e da Democracia”,
organizado pelos movimentos sociais, ao lado da Biblioteca Nacional. Vieram todos os delegados, delegadas, e convidados, além de parlamentares que deram sentido ao “Amanhã vai ser Outro Dia”, dizendo que o amanhã é hoje e que o fascismo foi derrotado, tornando o inominável, inelegível. Os dirigentes da CONAM, UNEGRO, UJS, UBM e CTB aproveitaram para reforçar o “Movimento Nacional Saúde pela Democracia: + SUS é + Brasil”, que segundo Getúlio Vargas (CONAM) “foi abraçado por todos, e será desdobrado em todos os Estados”


.
O último dia (5) foi fechado com chave de ouro, tendo a presença do Presidente Lula que com um discurso forte, reforçou seus compromissos com o povo brasileiro, em especial na área da saúde, onde confirmou que vai aumentar o piso da enfermagem, e de forma retroativa. Mandou ainda um recado para o “Centrão”, dizendo que Nísia Fica! E que o Ministério da Saúde é inegociável. Lula valorizou o controle social e a democracia, afirmando: “Uma sociedade não é medida pela quantidade de pessoas, mas pela qualidade de vida que ela tem e o Brasil voltou a falar! Essa conferência não pode terminar. Nós precisamos derrotar as fake news e as mentiras. Nós queremos amor e paz. Ao invés de preconceito, nós queremos fraternidade e respeito”.

A CONAM, com a maior delegação entre os movimentos populares, realizou inúmeras atividades, entre elas, a distribuição do “Manifesto + SUS é + Brasil”, o Boletim do ONDAS, Moções e principalmente, em parceria com o CNS, a emocionante homenagem ao Grande Companheiro Wanderley Gomes, que foi vitimado pela COVID-19, quando ainda estava no Conselho Nacional de Saúde, onde se destacou na defesa de mais financiamento ao SUS. Seu nome e rosto estamparam a tenda que foi utilizada para dezenas de ações culturais, pedagógicas e políticas. Todos e todas gritaram a plenos pulmões: Wanderley, você está presente, agora e Sempre!!!

por Tonhão – Comunicação da FACESP e CONAM

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos