FACESP faz participação histórica na 9ª Conferência Estadual de Saúde/SP


Publicada dia 31/05/2023 22:01

Foi realizada entre os dias 29 e 31 de maio, em Campinas/SP, a 9ª Conferência Estadual de Saúde/SP que teve como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro Dia”. O objetivo do encontro é preparar diretrizes para que o Estado de São Paulo contribua para o sucesso da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Os debates preparatórios são essenciais para que a sociedade civil organizada contribua na elaboração de políticas públicas que fortaleçam o SUS.

A FACESP – Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo participou do processo da Conferência desde as etapas locais, onde atuam suas lideranças. Vieram para etapa estadual delegados(as) de várias cidades, mas principalmente da Capital, onde a entidade elegeu 20 delegados(as), entre os 28 que cabiam ao seu segmento. Mesmo com menos delegados(as), cidades como Guarujá, Itaquá, Campinas, Tupã, Cajamar, Presidente Prudente e Suzano também fortaleceram a bancada da FACESP.

O Diretor de Saúde da FACESP, Francisco Freitas conduziu com habilidade o processo na Capital e Tonhão, junto a Maura procurou acompanhar e orientar em outras cidades. Durante os tres dias de Conferência, os(as) delegados(as) se comportaram de forma muito responsável, participando da discussão dos eixos, defendendo as propostas mais avançadas, e das plenárias e reuniões da delegação da FACESP para organizar a presença nos grupos.

Na plenária principal da FACESP, com sua delegação completa, houve a presença de Fernando Pigatto, o “Peixe”, que é Diretor de Saúde da CONAM e presidente reeleito do Conselho Nacional de Saúde, que disse “vamos trabalhar para que os conselhos que representam o controle social sejam fortalecidos com mais orçamento e formação, pois o país vive um novo momento e devemos reconstruir o SUS”. Após sua intervenção, várias lideranças presentes também fizeram falas potentes sobre suas regiões.

O conselheiro de saúde, André Anselmo, que representa a FACESP no Conselho de Saúde da Capital, cumpriu importante papel no apoio e orientação às lideranças e nas articulações para eleição de delegados(as) à Conferencia Nacional, que será em Brasília, de 02 a 05 de Julho. Por fim, foram homologadas as propostas estaduais e nacionais, e os delegados(as), dos quais a FACESP elegeu 11. Os delegados(as) também aprovaram moções, entre as principais, a de Repúdio a Privatização da SABESP e a de apoio ao PL do Dep. Federal Orlando Silva que combate as Fake News.

Foi uma Conferência muito especial, de muita integração, solidariedade e troca de conhecimento entre as pessoas, que criaram a base para um forte trabalho na saúde no Estado de São Paulo. A bancada que veio a Campinas e a que irá a Brasília respeitou a diversidade em termos étnicos, geracionais, gênero e sexualidade.

por Tonhão – Diretor Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos