FACESP presente na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente elege representantes para Etapa Nacional


Publicada dia 14/03/2025 17:10

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente de São Paulo, foi realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP, em 12 de março de 2025, com o tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. A FACESP esteve presente com seu diretor Tonhão, que também era delegado pela Capital de São Paulo, além de Fran (São Vicente), Alaor (Ribeirão Pires) e Zito (Capital).

A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades como: a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; e o presidente da Cetesb Thomaz Toledo, além do subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Jônatas Trindade, e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que disse:
“A natureza já sabe o que funciona e o que não funciona, mas nós, seres humanos, queremos mudar as coisas. Por isso, o sistema climático está desequilibrado”

Os participantes que vieram de inúmeras cidades concentraram esforços em discutir e aprimorar as principais propostas que haviam sido aprovadas nas conferências municipais. As propostas foram votadas em auditório com a participação dos delegados eleitos. Entre as iniciativas, ganhou visibilidade a certificação ambiental que visa estimular práticas sustentáveis, a criação de corredores ecológicos e a integração de soluções inovadoras para a redução de enchentes, reforçando a importância da mobilização social e da educação ambiental.

A 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente conduziu os debates que foram divididos em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental. Entretanto o debate foi prejudicado por causa das alterações nas propostas que vieram dos municípios e pela desorganização do poder público que não garantiu a estrutura necessária que permitisse acomodar os delegados e facilitasse a discussão. Ainda houve problema com a alimentação, considerada pelos participantes, como precária.

A conferência teve em torno de 700 delegados e delegadas, de todos os segmentos, que ao final do evento selecionou 20 propostas que serão levadas para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, no mês maio, em Brasília. A eleição dos delegados, realizada com a participação ativa dos representantes das conferências municipais, garantiu a diversidade e a representatividade necessárias para compor a delegação de São Paulo. Entre os(as) delegados(as) a FACESP elegeu a companheira Fran, de São Vicente e Alaor, de Ribeirão Pires.

Confira todas as propostas (Clique AQUI)

Confira a lista dos delegados (CliqueAQUI)

por Tonhão – Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos