FACESP mobiliza suas entidades para 8ª Conferência das Cidades na Capital de São Paulo
Publicada dia 28/04/2025 16:39
A 8ª Conferência Municipal da Cidade/SP foi realizada nos dias 26 e 27 de abril no Ginásio do Pacaembu, Capital. Estiverem presentes vários diretores, além de inúmeras lideranças de associações e movimentos de moradia, tais como ALMEM, União dos Moradores do Parque da Mooca, Avenida Presidente Wilson e Adjacências, PUCS, Cipromp, União de Amigos e Moradores da Zona Sul, MRFU, Projeto Gerações, ACERA e MDM, que levou de forma organizada, o maior contingente de associados, todos uniformizados.

A Conferência Municipal foi precedida de 15 encontros regionais que ouviu uma parcela da população a respeito “da cidade que queremos” e tratou dos temas de habitação, meio ambiente e mudanças climáticas, mobilidade urbana e transporte público, e gestão democrática da cidade. Os diretores da FACESP se dividiram principalmente nos grupos sobre moradia, Gestão Democrática e mobilidade, junto com lideranças que também se manifestaram neles.

Todos os diretores presentes assumiram tarefas de articulação, organização das lideranças e visual da FACESP, trabalhando como um time em sintonia, enquanto que as entidades filiadas tiveram um comportamento exemplar participando durante os dois dias e superando os problemas que foram criados pela organização da prefeitura que deixou a desejar na estrutura, acomodação e alimentação dos participantes, o que gerou até moções de protesto entre os presentes. Vale ressaltar a presença do companheiro Rogério, diretor da FACESP, de Osasco.

Na plenária final houve a aprovação das 5 propostas dos grupos de trabalho, sendo pelo menos uma por cada tema para o município, e também 12 propostas usando os mesmos critérios para o estado. Como última etapa da Conferência ocorreu exatamente a eleição dos delegados que irão para 7a Conferência Estadual das Cidades, entre 27 e 28 de junho, para representar a Capital. Entre as principais entidades que concorreram aos delegados(as) estavam UMM, CMP, MTST e FACESP.

O campo de entidades da FACESP conseguiu levar 225 ativistas, considerado um bom número por seus diretores, embora tivesse potencial para muito mais, dada a ausência de algumas lideranças da Capital. Desta forma, A FACESP elegeu 7 delegados e seus suplentes, sendo: Maura, Nilda, André, Irani, Simone, Alciete (tata) e Tonhão como delegados titulares e Ricardo, Dalva, Martinho, Daniela, Ricardo (careca), Carla e Jair como suplentes. A FACESP foi a 4a força da conferência, numericamente. Segue orientação a todos(as) diretores(as) e lideranças para acompanhar o calendário de conferências, participar e tirar delegados(as) para etapa estadual, que será na Capital, nos dias 27 e 28 de junho.

por Tonhão – Comunicação FACESP