CONAM e FACESP participam da Plenária ALBA Movimentos, em SP


Publicada dia 04/11/2024 16:47

A CONAM – Confederação Nacional das Associações Comunitárias e sua filiada em São Paulo, a FACESP, participaram da Plenária Nacional da Alba Movimentos Sociais – Capítulo Brasil, realizada nos dias 2 e 3 de novembro de 2024, na Escola do MST, “Florestan Fernandes”, em Guararema, para debater a conjuntura no continente latino-americano e promover ações de solidariedade e denúncia do capitalismo. Estiveram presentes militantes de Trinidad e Tobago, Argentina e Venezuela.

O evento começou com um debate sobre a conjuntura internacional, conduzido por Stephanie Brito, da Assembleia Internacional dos Povos. Ela destacou a crise capitalista e do imperialismo, além do surgimento de novas potências como Rússia, China e Irã, que reequilibram o mundo, frente a agressão estadunidense aos paises do continente. Brito também abordou o impacto das guerras atuais, com ênfase na ocupação sionista de Israel na Palestina, ressaltando a importância da solidariedade internacional para os movimentos sociais no Brasil.

No segundo dia, a plenária discutiu e fez um balanço das atividades realizadas, estabelecendo um plano de trabalho para 2025. Este plano enfatiza a solidariedade com Venezuela, Cuba e Palestina, sem desconsiderar outras lutas importantes, como a do Haiti. Além disso, foi definido um calendário para mobilizações relacionadas à Cúpula dos Povos e ao G20 – Social, que incluirá atividades do Tribunal Antimperialista e uma marcha em defesa da democracia e contra a ocupação israelense na Palestina.

O debate também incluiu grupos de discussão que trataram dos 6 Eixos Políticos e Estratégicos para a Articulação Continental, sendo:

1. Unidade da América e internacionalismo

2. Batalha ideológica, cultural e descolonização

3. Defesa da Mãe-Terra e soberania dos povos

4. Economia para uma boa vida

5. Democratização e construção do poder popular

6. Feminismos Populares

Esses eixos visam fortalecer a integração regional e a luta contra o imperialismo, promovendo uma agenda comum entre os movimentos populares, além de planejar ações nas áreas de: comunicação , formação política, solidariedade e articulação. A companheira Bartíria Lima, diretora de R.I. da CONAM, passará a acompanhar mais de perto a agenda da ALBA Movimentos, com apoio de outros diretores.

por Tonhão – executivas FACESP e CONAM

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos