Comunitários e Urbanitários, juntos, contra a Privatização da SABESP


Publicada dia 14/02/2023 19:05

FACESP esteve presente nesta terça (14), ao ato realizado em frente à sede da Bolsa de Valores de São Paulo, no centro da Capital, onde mobilizou suas várias entidades como MUHAB, MDM, Associação de Moradores Vila Dandara, OBRAF – Organização Brasileira de Apoio Filantrópico e Frente de Mulheres pelos Direitos Humanos – Guarulhos, para dizer, ao lado do SINTAEMA e dos urbanitários, que “água e energia não são mercadoria!”

A razão da manifestação é pressionar o governador Tarcísio de Freitas a recuar da sua intenção de vender a SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado, ao capital privado. O ato reuniu movimentos sociais, entidades e centrais sindicais que se colocam contra a privatização do saneamento. Em suas manifestações, os urbanitários de vários estados denunciaram os riscos que a privatização das empresas de saneamento trazem à população, com o aumento das tarifas, a exclusão dos serviços às famílias mais vulneráveis e a ineficiência dos serviços.

Para Tonhão que falou pela FACESP, “a defesa do saneamento público e da água não é uma luta corporativa, ideológica ou partidária, mas sim de toda a sociedade”. Por isso colocou a FACESP, uma entidade capilarizada no Estado de São Paulo, à disposição para promover discussões que conscientizem a população a respeito da importância da SABESP como empresa pública. Atualmente a SABESP atende 70% da população de São Paulo, que vive em 375 municípios e soma 31 milhões de pessoas. São números grandes construídos com os recursos do povo deste Estado e por trabalhadores dedicados.

O ato foi organizado pelas Confederações Nacionais dos Urbanitários (CNU) e dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), pelas federações nacionais dos urbanitários (FNU) e dos Trabalhadores em Água, Energia e Meio Ambiente (Fenatema), Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), e com presença de movimentos comunitários e de bairros, representados por lideranças da FACESP: Nice (Suzano), Cássia (Guarulhos), Tonhão, Freitas, Careca e Nêga Lu (Capital).

por Tonhão – Comunicação FACESP

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Galeria de Fotos

Galeria de Fotos